As lentes de contato são uma excelente opção para quem busca praticidade e conforto no dia a dia. Atualmente, existe um mercado muito vasto de opções, que está constantemente evoluindo. Cada modelo se adapta melhor ao estilo de vida e necessidades de cada pessoa.
No post de hoje, trouxemos os principais tipos de lentes de contato e suas principais funções.
Antes de tudo, é importante que você saiba que as lentes são feitas com diferentes materiais, podendo ser rígidas ou gelatinosas.
As lentes rígidas são feitas com materiais não flexíveis e indicadas para pessoas que apresentam graus mais elevados. Conhecidas por proporcionarem maior nitidez na visão e resistência a bactérias, hoje em dia sua composição facilita a passagem de oxigênio e torna esse modelo muito mais confortável do que antigamente.
O modelo pode ser utilizado por qualquer pessoa que apresente problemas na visão, mas é mais indicado para situações específica relacionadas ao formato do olho, como ceratocone, por exemplo.
Já as lentes gelatinosas são feitas de materiais mais maleáveis, como silicone e hidrogel, e podem ser usadas por pessoas com miopia, hipermetropia e astigmatismo. Em geral, esse tipo de lente é mais confortável do que as rígidas, pois é composto por maior quantidade de água e seu formato é mais fino.
Além do material, as lentes também são diferenciadas pela função que apresentam. Confira alguns tipos abaixo:
– Tóricas: utilizadas para corrigir o astigmatismo, miopia e hipermetropia, essas lentes podem ser encontradas no formato gelatinoso ou rígido e apresentam diversos ângulos de curvatura;
– Multifocais: também encontrada na forma rígida ou gelatinosa, essas lentes são indicadas, geralmente, para pessoas com mais de 40 anos, pois oferecem foco para longe e perto;
– Terapêutica: esse modelo é recomendado para pessoas que passaram por procedimentos oculares e, por conta de sensibilidade, costumam ser gelatinosas. Nesses casos, é necessária supervisão médica;
– Estéticas: por fim, existem lentes coloridas que podem ser usadas por estética ou até mesmo para correção de algum problema. As cores apresentam subtons que proporcionam uma aparência mais natural, se adaptando a cor dos olhos.
Ter hábitos diários de higiene é fundamental para manter a saúde dos olhos e evitar a contaminação por alguma infecção. Seja com o uso das lentes rígidas ou gelatinosas, é preciso ter sempre em mãos uma solução de limpeza específica e um estojo para guardar o produto. Antes de manuseá-las, lave sempre as mãos com sabonete e seque-as.
No caso das lentes rígidas, ao tirá-las, você deve pingar de três a cinco gotas do produto e friccioná-las com movimentos circulares. Esse processo deve levar em torno de trinta segundos para que toda a sujeira seja removida. Depois disso, enxágue as lentes, coloque o líquido no estojo e guarde-as. Isso deve ser feito todos os dias após retirá-las para dormir.
Com as lentes gelatinosas, o processo é bem parecido. Porém, os produtos usados em cada um dos modelos são diferente e precisam ser próprio para eles. Nesse caso, é preciso tomar cuidado na limpeza, pois trata-se de um material mais sensível. É indicado, portanto, que a fricção seja realizada com cuidado e, ao finalizar, é preciso colocar as lentes dentro do estojo.
Gostou dessas dicas? Então, acesse nosso site ou entre em contato conosco pelo WhatsApp para tirar suas dúvidas.