A praticidade de usar lentes de contato no dia a dia, muitas vezes, pode fazer você negligenciar alguns cuidados essenciais, que devem ser parte da rotina, a fim de evitar contaminações que podem levar a algum quadro de irritação ou outras complicações mais sérias. A causa mais comum para o aparecimento de problemas relacionados ao uso de lentes de contato são as falhas nos hábitos de higiene.
Esses erros podem ser facilmente corrigidos, como lavar as mãos antes de manusear as lentes ou sempre usar uma solução apropriada, que seja do mesmo fabricante. Agora confira mais 4 erros que você não pode cometer ao cuidar das suas lentes de contato.
Além de manter a limpeza em dia, é importante ter em mente que pelo menos três vezes ao ano você deve trocar o estojo onde guarda as lentes de contato, uma vez que ele também é passível de contaminação.
E uma dica extra, nesse sentido, é nunca guardar o seu estojo quando ele ainda estiver úmido. Portanto, após a lavar a caixinha adequadamente, com a solução correta, é preciso deixar que ela seque completamente antes de tampar. Em qualquer situação que se desconfie de início de contaminação, é preferível que você jogue fora o estojo e adquira um novo, a tentar limpar com água quente ou outras soluções caseiras.
Ainda que a água seja tratada, não significa que ela esteja totalmente livre de microrganismos que podem chegar à córnea e desencadear alguma infecção. Da mesma forma, outro hábito bastante comum e que pode ser prejudicial é umedecer as lentes com saliva, na tentativa de reposicioná-las no olho. A saliva é um meio repleto de bactérias.
O mesmo vale para o uso do soro fisiológico ou lágrimas artificiais nas lentes de contato gelatinosas, algo que também nunca é indicado. Sempre utilize a solução de limpeza adequada.
Veja também nosso artigo de como limpar suas lentes de contato.
Esse também é um erro bastante comum na rotina das mulheres. Muitas preferem colocar as lentes depois de terem feito toda a maquiagem, e o problema é o risco de haver algum contato das lentes com esses produtos, que, mais uma vez, apresentam o perigo de contaminação.
O mesmo raciocínio serve para quando for retirar a maquiagem. O certo é tirar as lentes de contato antes de remover os produtos da pele, principalmente da maquiagem na região próxima aos olhos e nos cílios. Se possível, ainda, evitar produtos à prova d’água que, caso entre em contato com as lentes, fica mais difícil, ou impossível, de limpar.
Pode parecer algo que nunca aconteceria com você, mas a verdade é que, por esquecimento ou mesmo preguiça, isso ocorre com certa frequência, o que pode ser perigoso. As lentes nos olhos de alguém que está dormindo recebem menos oxigênio e lubrificação, com isso, as chances de elas grudarem ou arranharem a córnea são grandes.
Além disso, dormir com as lentes de contato aumenta o risco de acelerar um processo de infecção, caso já tenha a presença de microrganismos no local.
Ficou com alguma dúvida sobre a manutenção das suas lentes de contato? Fale com a equipe da Home Lentes e conheça a nossa linha completa de lentes de contato gelatinosas para miopia, hipermetropia e astigmatismo.