Enxergar bem é um item fundamental para termos qualidade de vida. Hoje em dia existem vários tipos de óculos e lentes de contato que ajudam a corrigir problemas atribuídos a visão, como miopia e astigmatismo. Mas afinal, qual o melhor método?
Você sabe dizer quais são as diferenças entre os óculos de grau e as lentes de contato? Por mais que os dois tenham a mesma proposta, cada um possui a sua peculiaridade.
Nesse post, iremos falar um pouco mais sobre as características das lentes de contato em relação aos óculos, além das vantagens e cuidados que você precisa ter. Lembrando que a indicação de qual o tratamento mais adequado para o seu tipo de problema deverá ser avaliado e determinado por um médico especialista. Apenas um oftalmologista terá propriedade para te indicar qual a melhor solução para o seu caso.
Os óculos costumam ser a primeira escolha para muitas pessoas devido a facilidade de manuseio e limpeza, além da questão financeira. Porém, as lentes de contato estão cada vez mais se popularizando por conta de oferecerem praticidade e conforto no nosso dia a dia.
Se você é do tipo de pessoa que busca maior liberdade, elas são ideais. As lentes facilitam a vida principalmente de quem gosta de praticar atividade física, sem gerar aquele incômodo que o uso de óculos pode oferecer por não se fixar ao rosto enquanto se movimenta.
Também existe a questão da estética. Por serem invisíveis (mesmo tendo opção com cores, que nesse caso alteram apenas a questão estética do olho), se tornam um atrativo.
Mesmo com a variedade de armações de óculos, que se tornaram um acessório para algumas pessoas, muita gente ainda prefere manter o visual do rosto livre.As mulheres, por exemplo, conseguem garantir que a maquiagem dos olhos não seja ofuscada pela armação.
A lente de contato também facilita caso você queira usar durante o dia diferentes tipos de óculos de sol. Tudo bem que existe a opção de lentes com grau nesses casos, mas isso teria um custo mais alto, fora que poderia limitar a pessoa a ter apenas alguns modelos, além da necessidade de carregar dois óculos (sol e grau) na bolsa para troca em ambientes com ou sem luminosidade.
Do ponto de vista do conforto, isso é uma questão de gosto pessoal. Assim como há pessoas que não se adaptam aos óculos, também existem aquelas que sentem incômodos com o uso das lentes. Nesse segundo caso, talvez você ainda não tenha encontrado o melhor modelo. Algumas clínicas oftalmológicas oferecem o teste de lentes, onde é possível verificar o seu grau e também qual tipo te oferece maior conforto.
Você sabia que existem dois modelos de lentes de contato: as rígidas e as gelatinosas? Cada uma é indicada para determinados casos e também são divididas em tipos de função.
A primeira costuma ser a opção mais recomendada pelos médicos, principalmente em casos onde o grau é alto. Ela é bastante firme e mais resistente à proliferação de bactérias. Por conta disso, costuma ser mais duradoura.
Apesar de serem menos confortáveis em comparação com a outra, hoje em dia elas já são fabricadas com materiais que facilitam a passagem do oxigênio pelos olhos e oferecem menos sensibilidade. No entanto, não é todo mundo que consegue se adaptar facilmente a ela.
Quando o paciente apresenta muita sensibilidade, as gelatinosas podem ser uma opção por conta de serem mais maleáveis e finas, o que torna mais fácil a passagem do oxigênio (como já mencionamos anteriormente). Contudo, são recomendadas para casos com menor grau e indicadas principalmente para quem tem astigmatismo.
Caso você precise, lembre-se que pode sempre verificar a disponibilidade de lentes para astigmatismo em nossa loja online.
Vale ressaltar que, por conta da curvatura, é preciso levar em consideração a alteração do grau na hora de comprar.
Já usa esse tipo de lente? Então, entenda como limpar suas lentes de contato gelatinosas e não se esqueça que elas são descartáveis. Observe o prazo de validade, que pode ser diário ou mensal.
Justamente por causa disso, as lentes de contato gelatinosas costumam ter um custo mais elevado do que a outra, ou até mesmo os óculos. É importante alertar que, em hipótese alguma, utilize por um tempo além do determinado na embalagem.
Apesar de alguns fabricantes afirmarem que se pode fazer um uso contínuo por muitas horas, o recomendado pelos oftalmologistas é que sejam retiradas antes de dormir.
Aliás, você sabe o que acontece se você dormir com as lentes? Evite, pois pode ser perigoso.
O mesmo vale em alguns casos para banho e mergulho em praia ou piscina. Em ambientes secos, como ar condicionado, podem dar uma sensação de ressecamento nos olhos, necessitando o uso de um colírio para umidificá-la.
Ao contrário dos óculos, que podem ser lavados com água e sabão, as lentes necessitam de um cuidado maior. Sempre limpe antes de colocar e ao retirar, utilizando apenas as soluções líquidas específicas para esse tipo de produto. Certifique-se que as suas mãos estão limpas ao manuseá-las.
Não lave suas lentes de contato com água da torneira. Aliás, saiba os erros que você não pode cometer ao cuidar das suas lentes de contato.
Jamais faça a higienização com água ou até mesmo soro fisiológico, método que muitas pessoas costumam adotar. Elas deverão ser armazenadas sempre no compartimento específico e com o líquido para não ressecarem. A maioria das marcas de solução já disponibiliza esse estojinho de brinde na embalagem.
Caso sinta desconforto, mesmo que dentro do prazo de uso, retire imediatamente. Alguns sinais como coceiras, irritação e vermelhidão podem indicar que algo não está bem. Se precisar, substitua nesse caso pelos óculos.
Tanto os óculos, quanto as lentes de contato são seguras, porém quando utilizados da maneira adequada. Em muitos casos, o oftalmologista até recomenda ambas, que passam a atuar de forma complementar entre elas. É importante respeitarmos os nossos limites.
As lentes de contato podem trazer algumas vantagens, que vão além da questão estética. No entanto, é preciso moderação. Por conta disso, os médicos sempre orientam a não fazer um uso por um tempo muito longo e, de preferência, intercalar com os óculos.
Ir contra as recomendações pode ter consequências graves. O mau uso, ao invés de te trazer qualidade de vida, pode oferecer riscos e se tornar um grande problema ainda maior. Jamais tome essa decisão por conta própria. A utilização inadequada pode causar desde alguns sintomas mais leves, como dores de cabeça e desconforto, até mesmo danos irreversíveis, como a cegueira.
Por isso, para garantir a saúde dos seus olhos, é sempre importante ter um acompanhamento do médico oftalmologista, que será o profissional indicado para te orientar e definir qual o tipo de correção é adequada ao seu caso.
Gostou de conhecer as diferenças entre óculos e lentes de contato? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações como essas. Veja também todos os nossos produtos disponíveis na loja online.