Muitas pessoas precisam usar óculos de grau, pelos mais diversos motivos. Porém, nem todo mundo consegue se adaptar ao objeto de correção da visão: por vezes ele realmente incomoda. Nesse momento, vale explorar alternativas e então vem a dúvida “lentes de contato realmente seguras?”.
As lentes, além de servir como alternativa aos óculos, podem ser utilizadas também para fins estéticos, já que podem modificar temporariamente a cor natural dos olhos.
Em meio às dúvidas, era boa ideia conferir alguns pontos antes de começar a usar lentes de contato. Veja se as lentes de contato são opções realmente seguras e conheça outros aspectos relacionados a elas. Continue a leitura!
Sim, elas são. No entanto, isso não significa que você deva abrir mão das recomendações de uso. O melhor é torná-las um hábito, aí tudo fica mais fácil.
Os problemas oculares comumente relacionados às lentes de contato são, na verdade, causados por problemas de manuseio, adaptação ou descuido acerca das recomendações de uso. Podem também ser problemas de conservação ou de higiene das lentes.
Alguns cuidados básicos são suficientes para que o uso das lentes se torne mais seguro. Listamos abaixo alguns desses cuidados, observe:
Antes de usar lentes de contato – inclusive as lentes coloridas – é fundamental ir ao oftalmologista, para que ele determine o melhor tipo de lente de contato para o seu caso e dê orientações quanto aos cuidados durante o uso.
Dormir usando lentes é extremamente prejudicial, já que, durante o sono, a lubrificação ocular diminui, o que pode fazer com que a lente grude na córnea.
Todas as lentes de contato, independente do material de que são feitas, precisam ser armazenadas em estojo com solução adequada para higienização de lentes. Soro fisiológico não deve ser utilizado para este fim.
As mãos estão em constante contato com bactérias que, se entrarem em contato com os olhos, podem causar doenças, sendo que esse risco é maior quando se está usando lentes de contato.
As lentes têm vida útil, que é demarcada por meio do prazo de validade. Portanto, exceder esse prazo aumenta o risco de lesões e infecções causadas por danos nas lentes.
Leia também: 7 dicas essenciais para quem usa maquiagem e lentes de contato.
Existem lentes apropriadas para serem usadas na água, que são as de descarte diário. Elas são uma boa opção para quem pretende entrar na água ou para aqueles que praticam esportes aquáticos. Por serem de baixo custo, podem ser descartadas em caso de dano.
As lentes podem causar desconforto durante o período de adaptação. Por isso, é importante utilizar colírios lubrificantes apropriados para quem usa lentes de contato, sempre com prescrição médica.
Viu só? As lentes de contato são opções realmente seguras, desde que cumpridos os cuidados mínimos. Gostaria de saber mais sobre oftalmologia e saúde ocular? Acompanhe o nosso blog. Quer tirar dúvidas? Entre em contato conosco!