Os problemas de visão podem ser mais comuns do que você imagina. Conhecer quatro problemas de visão, seus sintomas e suas causas, pode ajudar você a identificar melhor a ocorrência. Faça a vigilância para não ter surpresas ou favorecer que se agravem, afinal a saúde ocular é essencial para o seu bem estar como um todo.
Desde já, saiba que a melhor maneira de evitá-los é com conhecimento e prevenção, assim você se protege e cuida da saúde antes que sejam necessários medicamentos ou intervenções. Alimentação mais saudável e prática de exercícios físicos são quase sempre boas alternativas.
Para ajudar na vigilância, hoje vamos explorar com detalhes quatro doenças que são problemas de visão. Portanto, não deixe de conferir.
A principal causa dessa doença é a alta pressão intraocular. Essa pressão afeta o nervo óptico e pode gerar a perda irreversível de células na retina, fazendo o paciente ter, gradativamente, a sua visão comprometida.
No entanto, cabe destacar que se trata de um problema de saúde ocular que tem tratamento, o qual é feito a partir do uso de colírio específico. Com base na análise das condições clínicas do paciente, o médico também pode recomendar a realização de uma cirurgia.
Algumas formas de prevenção são: uso de óculos de sol e adoção de uma alimentação saudável, à base de frutas, legumes e verduras.
Leia também: Quais alimentos melhoram a saúde dos olhos?
A conjuntivite se trata de uma inflamação infecciosa ou alérgica, que pode causar alguns sintomas, como coceira, lacrimejamento excessivo, fotossensibilidade e olhos arenosos.
Geralmente, é um problema de saúde com duração entre cinco e sete dias.
Assim como no caso anterior, esse problema tem tratamento, o qual é baseado no uso de anti-histamínicos e antibióticos.
Embora se trate de uma doença rara, é um dos problemas de visão que podem surgir e surpreender.
Basicamente, trata-se de um problema de saúde ocular, caracterizada como o afinamento da córnea paracentral (ou central).
As pessoas que apresentam esse problema de saúde enxergam imagens múltiplas, bem como pontos espalhados.
Normalmente, a progressão ocorre durante a adolescência e pode estar relacionada a doenças preexistentes, sendo alguns exemplos nesse sentido a síndrome de Down, alergias e catarata.
No entanto, quem tem Ectasia da Córnea não precisa se desesperar. Lentes de contato podem ser usadas para resolver esse problema e, em casos mais avançados, o médico especialista pode recomendar o transplante de córnea.
Trata-se de um problema de saúde ocular que afeta o cristalino, elemento conhecido como a lente natural dos olhos.
Nesse sentido, cabe destacar que à medida que envelhecemos, a área começa a ficar opaca e a perder transparência, dificultando a visão, o que significa dizer que é comum o seu surgimento após uma certa idade, normalmente a partir dos 60 anos.
No entanto, é fato que alguns fatores podem colaborar para o surgimento dessa doença, sendo um exemplo nesse sentido o uso de corticoides. Além disso, a existência de doenças metabólicas é um fator de risco.
A melhor maneira de evitar esses problemas de visão é conhecendo cada um, ou seja, tomando conhecimento de sua existência e adotando ações que busquem evitar o seu surgimento. Leia outros artigos como este acompanhando as publicações em nosso blog e, se surgirem dúvidas, entre em contato conosco.