Usar lentes de contato ainda pode ser uma grande dificuldade para muitas pessoas, por ter uma adaptação um pouco mais trabalhosa e demandar um trabalho maior.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em média 35 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de problema de visão.
Para os que pretendem ter mais liberdade e praticidade na hora de corrigir algum problema de visão, a lente de contato é um ótimo método, apesar de requerer um período de adaptação, ela traz mais conforto ao paciente.
Lembrando que é imprescindível consultar um médico oftalmologista para analisar o caso em questão e receber o diagnóstico correto, somente ele pode indicar o melhor método para correção.
Se você já consultou seu médico e mesmo assim ainda está em dúvida de qual método optar, vamos explicar a seguir algumas dicas para ajudá-lo na adaptação com as lentes de contato.
O primeiro passo é conversar com um especialista e verificar se não há nenhuma contraindicação de uso.
Feito isso, o primeiro contato com as lentes precisa ser feito no consultório médico.
É o médico oftalmologista que vai orientá-lo no primeiro uso, ensinando-lhe o manejo correto das lentes de contato e a forma mais fácil de inserção.
O ideal é fazer um teste antes de adquirir sua própria lente de contato, os consultórios estão preparados para isso e o especialista vai acompanhá-lo durante o período do teste no consultório.
Leia também: Guia para evitar erros na hora de comprar lentes de contato.
Uma das coisas mais importantes para quem usa lentes de contato é manter uma boa higiene.
Sempre lavar muito bem as mãos antes de colocar as lentes e também quando for retirá-las. Para a higienização das lentes de contato, usar a solução de limpeza específica para isso, nenhum outro produto é indicado nesse caso.
Os olhos costumam ser uma região bem sensível e de fácil contaminação, por isso é fundamental manter uma rotina correta de higiene com as lentes de contato.
Siga as orientações do seu médico oftalmologista para o uso adequado das lentes de contato, respeitando sempre o tempo limite de uso e jamais dormindo com as lentes.
Casos de uso prolongado das lentes de contato podem causar irritações e desconforto nos olhos, atrapalhando o período de adaptação, além de diminuir a sua durabilidade.
Aproveite para saber os benefícios das lentes de contato descartáveis.
As lentes de contato podem causar desconforto no período de adaptação, por isso ter paciência é fundamental.
Por ser um corpo estranho inserido sob as pálpebras, seu olho pode demorar um pouco para se acostumar com a sensação. Por isso, até mesmo manter os olhos hidratados também ajuda durante o período de adaptação com as lentes de contato.
Agora que você já entende melhor o que pode ajudar na adaptação com as lentes de contato, redobre a atenção para prevenir inconvenientes. E lembre-se de que você pode consultar mais informações se entrar em contato conosco inclusive por meio do WhatsApp.