São muitos os fatores que levam uma pessoa a recorrer às lentes de contato para a eventual correção de danos oculares. Seja por determinação médica, seja pela característica do paciente, ou por preferência. Inclusive lentes de contato para adolescentes também são recomendadas, mas a decisão precisa ser segura.
Diante desse contexto, uma pergunta comumente feita é se as lentes de contato são indicadas para crianças e adolescentes. Afinal, a partir de qual idade é possível usá-las? Entenda a seguir.
De acordo com especialistas, a orientação é que uma pessoa está apta a fazer uso das lentes de contato à medida que já tenha uma certa maturidade e responsabilidade para colocar e remover as lentes, bem como zelar pela conservação, limpeza e higiene delas.
Nesse sentido, entre os 10 e 12 anos a criança já pode atingir esse estágio, embora isso possa variar de caso a caso.
De qualquer forma, a hora exata para uma criança começar a usar lentes tem mais relação com a capacidade dela de assumir responsabilidades e ser cuidadosa com o acessório do que com a sua idade propriamente dita.
Leia também: Lentes de contato para quem usa aparelhos digitais com frequência.
Independentemente de haver ou não uma idade mínima recomendada para o início do uso de lentes, é fundamental considerar algumas questões. A criança tem mesmo a necessidade de usar lentes de contato? Trata-se de uma sugestão médica? O uso das lentes vai melhorar o desenvolvimento social e de autoestima da criança?
Todos esses pontos são essenciais para garantir que o uso das lentes representa de fato a alternativa mais segura e apropriada para as necessidades do jovem.
De uma forma geral, as lentes de contato proporcionam uma melhor visão, permitindo uma amplitude maior do campo visual, dentre uma série de outros benefícios sob o ponto de vista infantil.
Elas possibilitam um aprimoramento da percepção do jovem sobre a sua aparência, aumentando a sua confiança nas interações sociais e na participação em atividades esportivas.
Saiba 4 dicas para ajudar na adaptação com as lentes de contato.
Essa é a palavra chave que vai determinar se a criança ou o adolescente tem preparo para o uso das lentes de contato ou não, já que elas exigem cuidados específicos de higiene e de uso.
Ser responsável e cuidadoso quanto ao manuseio adequado e limpeza das lentes são condições indispensáveis para os seus usuários.
Nesse sentido, se certificar de que o jovem é capaz de lidar bem com instruções, é disciplinado e zeloso com as suas obrigações é um grande sinal de comprometimento com as tarefas, como a de cuidar de objetos delicados como lentes de contato.
O uso de lentes de contato de descarte diário pode ser uma interessante e segura alternativa para facilitar o processo de adaptação de crianças e adolescentes, já que elas requerem menos cuidados com assepsia e armazenamento.
De qualquer modo, toda nova atividade demanda um período de adaptação natural, que deve ser acompanhado pelos pais, de preferência.
O uso de lentes pode ser um desafio para o jovem nos primeiros momentos, mesmo que ele tenha recebido todas as instruções necessárias do oftalmologista, quanto à retirada e limpeza do acessório.
Mesmo assim, se faz muito importante a presença de responsáveis adultos nos primeiros cuidados do jovem com as lentes, encorajando e estimulando para que ele siga recomendações.
Esse acompanhamento inicial dá mais segurança e confiança ao jovem nos cuidados necessários com a sua saúde ocular.
Finalmente você entende melhor o tema das lentes de contato para adolescentes. Quer se inteirar sobre outros temas como esse? Acompanhe nossas publicações! Você também pode dar uma olhadinha nos produtos da loja virtual, lembre-se que entregamos em domicílio.