Durante o curso da vida, é normal que qualquer pessoa precise de óculos de grau para conseguir ter boa visão. Isso porque a claridade das coisas, ainda mais com celulares e computadores espalhados pelo mundo, vem desgastando a visão de uma forma que gera problemas como miopia e astigmatismo.
Para algumas pessoas, adaptar-se a usar óculos é uma tarefa simples e tranquila, já para outras, a tarefa não é tão fácil. Por isso, o uso de métodos alternativos para atender todos os tipos de público vem sendo cada vez mais debatido.
As primeiras lentes de contato criadas traziam grande desconforto para quem as utilizasse, isso por causa do seu material rígido que incomodava no olho. Diante desse cenário, os métodos de lentes de contato foram se aperfeiçoando e hoje, temos lentes feitas com materiais que causam menos desconforto, quase nenhum tipo.
Atualmente, o mercado trabalha com dois tipos de lentes de contato, as rígidas e as hidrofílicas.
Essas lentes são fabricadas a partir de um material plástico que absorve a água com mais propriedade que fazem com que elas fiquem macias, flexíveis e bem confortáveis quando estiverem nos olhos. Elas podem ser transparentes, coloridas e pintadas. Muito usada pelo mundo afora.
São responsáveis por corrigir erros como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. Podem ser usadas para disfarçar cicatrizes, diminuir aquela sensibilidade chata a luz e tornar a cor dos olhos ainda mais vivas.
As lentes rígidas, por sua vez, são lentes indicadas para casos mais “fortes”, como por exemplo, usada para corrigir graus muito elevados e ceratocone, uma doença hereditária responsável por provocar alterações no formato da córnea, deixando no formato mais próximo de um cone.
Alguns graus de astigmatismo e de miopia também são indicados exclusivamente para uso de lentes rígidas, que por sua vez, tem uma espessura mais grossa.
No mais, as lentes hidrofílicas ou gelatinosas e as lentes rígidas se diferem quanto ao uso mais indicado para determinado tipo de situação. As lentes rígidas, por serem mais espessas, são indicados para casos mais “graves”, como altos graus ou doenças de vista consideradas mais fortes enquanto as lentes hidrofílicas já são indicadas para casos mais leves e para mudança na estética.
As lentes gelatinosas hidrofílicas são mais flexíveis em contato com líquido, o que torna confortável seu uso, se adequando a qualquer tipo de rosto.
Em geral, ambas têm o mesmo formato de limpeza e cuidado, alterando apenas alguns detalhes, vou citar aqui de modo geral:
E entre outros cuidados necessárias para a boa conservação e limpeza.
Gostou do conteúdo? Venha conhecer nosso blog, veja fotos, vídeos e acesse nossos produtos, escolha aquele que mais se adequar a você de acordo com nossas recomendações.