Apesar dos benefícios encontrados nas lentes de contato multifocais, os desafios enfrentados pelos pacientes durante o processo de adaptação pode fazer com que muitos enfrentem sintomas como desconforto, irritação e dor de cabeça.
No entanto, existem algumas dicas e hábitos que podem ser adotados para tornar a adaptação mais tranquila e proporcionar maior conforto, além de acelerar a adequação ao uso desse tipo de lente. Confira:
Nos primeiros dias de uso, as lentes multifocais podem causar desconforto e estranhamento, sobretudo se tratando da variação de luz, como natural e artificial.
Dessa maneira, buscar a exposição, de forma moderada, a diferentes tipos de características ambientais, vai ajudar a diminuir a sensação de estranhamento e reduzir o contraste nas mudanças rápidas de luz.
Testar as lentes de contato multifocal utilizando luz artificial, livros e revistas, iluminação natural do sol e em ambientes em que as luzes se acendem de repente, como no caso das automáticas, dá aos olhos tempo para se adaptar aos estímulos externos e leva maior conforto e familiaridade ao paciente.
Se você tiver o perfil adequado para utilizar as lentes de contatos e elas forem recomendadas pelo seu médico, no entanto, você está tendo muitas dificuldades para se adaptar, tenha um pouco de paciência com o seu processo de adaptação.
Essa etapa é a mais desafiadora e pode ser um obstáculo até que você atinja o ponto em que começará a aproveitar os benefícios desta tecnologia.
Por isso, saber, antecipadamente, que a adaptação demanda tempo vai ajudá-lo a não se frustrar ou desistir durante o caminho.
Podem ser necessárias algumas visitas ao especialista em oftalmologia até que as lentes de contato multifocais sejam ajustadas para atender bem às necessidades do paciente.
Por este motivo, todos os desconfortos e dificuldades devem ser verbalizados pelo paciente para que o seu médico consiga atendê-lo e alinhar as lentes da melhor maneira possível.
Assim, além das dificuldades naturais encontradas, o acompanhamento médico durante a fase de adaptação é o que dá ao paciente maior segurança e tranquilidade sobre o uso das lentes.
Questionamentos como a visualização de sombras e manchas, por exemplo, no campo de visão devem ser levados ao especialista, embora se trate de fatores já esperados e que fazem parte da adequação ao uso e habituação.
Sejam quais forem as dificuldades encontradas nas atividades cotidianas, como problemas ao conduzir automóveis, borrões ao lidar com telas de computadores e celulares e questões como a percepção da profundidade, por exemplo, são dificuldades que podem ser trabalhadas em conjunto com o especialista, tanto por meio do cuidado na adaptação quanto no ajuste das lentes.
Agora que você já conferiu algumas dicas para tornar o processo de adaptação ao uso das lentes multifocais mais tranquilo e confortável, que tal acessar o nosso site e dar uma olhadinha nos produtos da loja virtual? Faça, agora, uma visita e, em caso de dúvidas, entre em contato através do nosso WhatsApp!