Lentes de contato são utensílios muito utilizados atualmente, tanto por questões de problemas oculares, quanto por questões de estética, já que assim é possível alterar a cor dos olhos. Aqui traremos a história por trás de sua descoberta.
O Renascentismo ocorreu entre os séculos XIV e XVI, e trouxe grandes mudanças para a Europa em sua maneira de pensar, em sua economia e em sua política, rompendo com os valores eclesiásticos que eram o Poder Máximo daquela época.
Entre os grandes pensadores, estudiosos e artistas, o mais aclamado da história chama-se Leonardo da Vinci, um homem de mente ágil e que era movido por sua sede de conhecimento. Atuando em diversas áreas , não é de espantar que ele foi o primeiro a teorizar uma solução para correção da visão defeituosa. Poderíamos até falar de outras invenções que se baseiam nas ideias dele, mas vamos nos ater apenas nesse assunto.
Aproximadamente em 1508, da Vinci teve a ideia de uma lente que se colocada sobre o globo ocular poderia corrigir os problemas de visão. No século XVII, René Descartes teve uma ideia parecida, mas ambos estavam limitados pela ciência de sua época, foi apenas no século XIX que elas foram fabricadas pelas óticas F. E. Muller, com auxílio do médico suíço Adolf Eugen Fick.
Por serem fabricadas com vidro, era um material muito rígido e seus protótipos não tiveram grande atenção no período . Em 1929, o oftalmologista nova-iorquino William Feinbloom, desenvolveu uma versão que era fabricada com um misto de vidro e plástico. Mesmo com esse avanço, as lentes ainda possuíam bastante rigidez e eram incômodas aos usuários, o que fez com que o avanço fosse ignorado novamente. Desde então, as lentes têm sido modernizadas e acabaram se tornando populares em meio aos usuários de óculos.
Mas foi em 1971 que nasceu a lente como conhecemos, uma película gelatinosa que foi inventada pela Bausch & Lomb, que era uma empresa conhecida por ter a lente de contato mais confortável antes da invenção deste novo modelo.
Por serem mais maleáveis, a higienização das lentes de contato ficou mais fácil, e assim pôde ser evitado muitos problemas causados por sujeiras, porém seus modelos eram descartáveis, fazendo com que seus usuários pagassem um valor elevado e só as usassem em casos de datas comemorativas ou necessidade de tirar uma foto.
Embora possuam várias facilidades, os óculos ainda são a opção que o público mais procura, isso ainda é mais gritante entre os portadores de miopia e astigmatismo, apenas 1% da população brasileira com problemas oculares escolhe fazer uso das lentes de contato.
Agora que conhece um pouco mais sobre a história das lentes de contato, é hora de conhecer a Home Lentes surgiu para melhorar a qualidade de vida dos clientes, atendendo às suas necessidades no uso das lentes de contato. Você terá um atendimento personalizado, com preço justo, comodidade e praticidade, sempre respeitando a prescrição médica para trazer o melhor serviço de saúde visual para você e toda sua família.