A síndrome da visão do computador é o nome que popularmente se dá a uma soma de sintomas e problemas na visão que está associada com o uso constante do computador, tablet ou celular.
Apesar de nem todos os usuários desses tipos de equipamentos e aparelhos apresentarem problemas nas vistas, pessoas que permanecem durante muito tempo em frente a tela sem os devidos cuidados correm o risco de apresentar alguns sintomas, principalmente a sensação de olhos secos, ou desenvolver algum tipo de doença ocular.
Diante disso, na existência de algum sintoma que indique algum problema nos olhos, é indicado procurar um oftalmologista o mais rápido possível.
2. Como a síndrome da visão do computador se desenvolve
Entre os sintomas mais comuns que podem ser percebidos pelas pessoas que ficam muito tempo em frente a tela de seus equipamentos podemos considerar os seguintes:
– Sensação de olhos secos;
– Visão embaçada;
– Ardência ou queimação nos olhos;
– Dores de cabeça frequentes;
– Coceira nos olhos;
– Cansaço nos olhos.
Ficar muito tempo diante da tela já é um fator que por si só contribui com o aparecimento dos sintomas acima, no entanto, outros fatores que podem prejudicar ainda mais a saúde dos olhos nesses casos são falta de iluminação do ambiente, distância incorreta da tela, má postura ou já ter problemas de visão não tratados ou corrigidos.
Precisamos destacar ainda que ficar muito tempo diante da tela desses equipamentos faz com que os olhos trabalhem mais, o que resulta em vistas mais cansadas. Sem falar que ao observar uma tela os olhos piscam menos vezes e isso contribui com seu ressecamento, o que leva a sensação de olho seco e queimação.
Normalmente, o diagnóstico da síndrome da visão do computador é obtido através de exames oftalmológicos, além da análise do histórico e hábitos do paciente.
Caso haja a identificação de alguma doença que eventualmente pode ter se desenvolvido, o oftalmologista irá encaminhar para o melhor tratamento. Por isso, é importante procurar um especialista assim que perceber os sinais para que as medidas preventivas ou corretivas sejam aplicadas desde o início do problema.
O tratamento para a síndrome da visão de computador precisa ser indicado por um especialista em oftalmologia e dependerá das condições de cada paciente. Entre eles, poderá ser necessário realizar os seguintes procedimentos:
– Aplicação de colírios lubrificantes, a fim de melhorar a sensação de olho seco e queimação;
– Uso de óculos para correção de problemas de visão;
– Fazer terapia ocular, o que inclui exercícios que ajudam os olhos a focar melhor.
Independentemente do tratamento indicado, é muito importante que as condições de uso do computador e demais equipamentos sejam adaptadas e passem a ser adequadas. A tela deve estar sempre a uma distância de 40 a 70 cm dos olhos, a iluminação deve ser adequada e a postura enquanto se está sentado precisa ser sempre correta.
É importante também fazer intervalos de cerca de 15 minutos nos casos de permanência diária diante da tela e durante muitas horas seguidas.
Se você quer conhecer mais dicas sobre cuidados com a saúde dos olhos, acesse nosso blog. E caso queira entrar em contato para conhecer nossos produtos ou esclarecer suas dúvidas, pode nos chamar no WhatsApp.