Caracterizada pela dificuldade para enxergar de longe e a necessidade de serrar os olhos na tentativa de identificar os objetos, a miopia infantil é uma alteração da visão que também pode provocar diversos outras manifestações consequentes relacionadas à saúde em geral.
Se este problema de visão traz incômodo e preocupações em adultos, quando é identificada em crianças a apreensão aumenta drasticamente, o que faz surgir várias questões por parte dos pais ou responsáveis. Trata-se de um problema que vem aumentando ao longo do tempo na população infantil.
1. Como constatar a doença nos pequenos?
2. Tratamento específico da miopia para cada caso
3. Com que idade as crianças podem começar a utilizar lentes de contato?
4. Acompanhamento profissional e produtos de qualidade como aliados nos tratamentos
Para reconhecer os sintomas da miopia infantil, é preciso ficar atendo a alguns sintomas que elas podem apresentar. Identificar os sinais de modo precoce é o primeiro passo para combater a doença e atingir resultados satisfatórios no tratamento.
Nesse contexto, dar atenção às possíveis queixas e sinais que as crianças apresentam é essencial. Apesar dos principais sintomas terem a possibilidade de aparecer em qualquer situação, normalmente acontece no ambiente escolar, quando a criança passa a ter dificuldades para enxergar o que o professor escreve no quadro e outras questões, tais como dores frequentes de cabeça e nos olhos e visão embaçada e cansada, por exemplo.
Apesar de ter como causa principal a hereditariedade, acredita-se que determinados hábitos podem prejudicar a saúde dos olhos e, em consequência, agravar a doença, tais como forçar a vista para leituras, uso incorreto de lentes ou óculos, entre outros.
Geralmente, o grau da miopia vai aumentando com o passar dos anos e, em determinado período, se estabiliza, o que normalmente acontece por volta dos 18 a 30 anos, conforme as características e particularidades de cada indivíduo. Além do uso de lentes ou óculos, prescritos por profissionais especializados, o tratamento e a possível cura também incluem a realização de procedimentos cirúrgicos a laser.
No geral, não há uma idade definida para que as crianças comecem a utilizar lentes de contato. É uma decisão que vai envolver diversas questões a respeito da responsabilidade da criança em relação ao uso e manuseio correto das lentes.
A habilidade de colocar e retirar o produto dos olhos, bem como a sua higienização e demais cuidados, são fatores essenciais no momento de decidir se a criança já pode substituir os óculos pelas lentes. Sendo assim, a idade mais adequada vai depender do perfil de cada criança.
Além de consultas de rotina e acompanhamento, ao se deparar com qualquer um dos sintomas que sugiram a miopia infantil, é altamente recomendado a procura por uma consulta médica especializada. Só um oftalmologista poderá realizar uma avaliação minuciosa da situação de cada paciente.
Nesse contexto, só que necessita do uso de lentes de contato sabe como informações corretas a respeito da saúde ocular são de extrema importância, bem como a utilização de produtos de alta qualidade. E é justamente nessas questões que a empresa Home Lentes se destaca.
Quer ficar sempre por dentro das novidades e informações relacionadas ao uso de lentes de contato? Então, entre em contato, conheça os produtos e receba um atendimento personalizado, com preço justo e na comodidade da sua casa. Tudo isso visando a melhor qualidade de vida de seus clientes.