Quem nunca sentiu o olho tremendo que acontece sem aviso prévio e traz um incômodo e desconforto no dia a dia? Essas contrações involuntárias, cientificamente, recebem o nome de blefaroespasmo e podem atingir diferentes partes dos olhos, tais como pálpebra inferior ou superior, de apenas um olho ou em ambos.
Comparado a uma câimbra em outra parte do nosso corpo, esta sensação de tremor nos olhos pode indicar que algo não vai bem ou está faltando no organismo. As origens deste problema, portanto, podem ser de diferentes origens, de caráter físico ou psicológico, e podem levar a outras condições, tais como redução da lubrificação natural dos olhos, sensibilidade à luz, irritabilidade, entre outros.
Apesar de os sintomas estarem relacionados com condições emocionais, há outros fatores que podem desencadear esta vibração nas pálpebras. Por esta razão, separamos alguns dos principais motivos que levam o olho a ficar tremendo.
5. Doenças em outras partes do corpo
6. Tratamento
Quando há situações que causam preocupações e nervosismo, o organismo sofre diversas alterações, que fazem surgir sintomas em diferentes partes do corpo, sendo um deles o tremor nos olhos, devido aos hormônios que são liberados.
Por isso, procurar maneiras de combater o estresse e a ansiedade é uma estratégia para evitar a blefaroespasmo.
A qualidade do sono faz uma grande diferença na saúde do nosso organismo como um todo. Portanto, investir em uma boa noite de sono é uma das maneiras de combater os possíveis tremores nas pálpebras.
Nesse contexto, vale ressaltar que o uso de eletrônicos, como aparelhos de celular e computadores, antes de dormir pode prejudicar o sono de maneira significativa.
Qualquer bebida que tenha um efeito estimulante pode afetar o funcionamento do corpo. O café, em especial, causa desidratação e, em consequência, o ressecamento do olho – uma das origens dos tremores.
É fato que uma alimentação saudável e balanceada é importante para a saúde no geral. Com a qualidade de vida relacionada com os olhos não é diferente, já que a insuficiência da vitamina B12 e de minerais, como o magnésio e potássio, pode contribuir para a sensação de tremor nos olhos.
Embora seja raro, determinadas lesões nos olhos ou enfermidades neurológicas são algumas das causas dos tremores. Sendo assim, caso o tremor persista por um longo período ou esteja acompanhado por outros sintomas, é preciso procurar ajuda médica.
Normalmente, os tremores desaparecem sozinhos, o que não descarta a necessidade de manter a saúde em dia, realizando consultas e exames de rotina com os mais diferentes tipos de médicos, em especial, um oftalmologista.
Na necessidade de utilização de lentes de contato, conheça a empresa Home Lentes, cuja especialidade são lentes de contato de todos os tipos. Quer adquirir produtos de qualidade e ainda ficar por dentro de todos os assuntos relacionados ao produto e seu uso? Então entre em contato e saiba mais sobre nossa empresa.