A catarata é uma das doenças mais comuns do mundo, sendo responsável por causar cegueira em uma grande quantidade de pessoas. Porém, felizmente, existem maneiras de lidar com esse mal, e as taxas de sucesso no combate a ela são altas.
Contudo, é sempre bom saber mais sobre as doenças que enfrentamos, principalmente a catarata, que, infelizmente, vai afetar todos nós algum dia.
Para ficar por dentro do assunto, e conhecer os sintomas e tratamento para essa doença, confira o artigo a seguir!
2. Catarata existe em diferentes tipos
3. Principais sintomas a serem observados
Entender o que é catarata não é complicado, principalmente por fazer parte da vida de todos nós na velhice. De maneira resumida, podemos destacar que o envelhecimento da vista é o responsável pela aparição da doença, em um processo chamado de Presbiopia.
O processo, basicamente, é a perda da elasticidade do cristalino, o que, em seu próximo estágio, faz com que ele se torne opaco. Essa opacidade torna a vista mais embranquecida, o que torna mais difícil para as pessoas com catarata enxergar.
Em outras palavras, podemos falar que a catarata é a perda gradual dessa opacidade, o que torna os olhos dos seres humanos mais vulneráveis à luminosidade, por exemplo. Em estágios avançados, essa doença pode até mesmo causar cegueira em muitas pessoas.
A catarata, diferente de outras doenças, não conta com classificação única, podendo ser de até três tipos diferentes. Os fatores que influenciam no tipo a ser identificado estão ligados diretamente ao momento em que ela se desenvolve na vida das pessoas.
A catarata pode ser classificada da seguinte maneira:
Os sintomas, no geral, não surgem no início da doença, e por isso é tão difícil identificá-la nos estágios iniciais. Porém, conforme o tempo vai passando, é possível notar que alguns sintomas aparecem com frequência, ajudando na identificação da catarata.
Alguns dos sintomas mais comuns para essa doença são os seguintes:
Agora que já sabemos o que é catarata, basta apenas descobrir sua forma de tratamento. Infelizmente, ainda não existe um medicamento voltado para isso, nem mesmo os óculos, quando a velhice chega, é capaz de retardar o avanço dessa condição.
A única solução para esse caso é a cirurgia de catarata, que pode ser realizada rapidamente e de maneira segura, com o paciente retornando para casa no mesmo dia. Porém, é preciso alguns cuidados na recuperação, como evitar inclinar a cabeça e a realização de movimentos do tipo.
No mais, nosso artigo fica por aqui, e esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a catarata. Para conferir mais conteúdo sobre a saúde dos olhos, não deixe de acessar o nosso blog e conhecer os nossos produtos para te ajudar a manter a vista saudável!