Não é de hoje que muitas pessoas resolvem trocar seus antigos óculos por um belo par de lentes de contato. No entanto, sejam elas usuárias de armações de longa data ou recém-diagnosticadas com alguma dificuldade oftálmica, se adaptar a esses pequenos itens nem sempre é uma tarefa simples.
Claro, as lentes de contato possuem uma infinidade de pontos positivos, principalmente para quem pratica esportes ou tem uma vida mais ativa. Mas, então, como tirar vantagem dessa tecnologia única sem nenhum problema na hora de usá-la?
Ficou curioso? Então, leia atentamente nosso conteúdo a seguir:
1. Pratique
3. Tenha uma dose extra de paciência
Você já ouviu falar naquela famosa frase que diz que “a prática leva à perfeição”? Bem, no caso do uso de lentes de contato, ela é bem real. Embora algumas pessoas se adaptem ao seu uso instantaneamente, outras podem levar um certo tempo, e está tudo bem com isso.
Colocar uma lente rapidamente não é algo que se aprende em segundos. Portanto, tenha isso em mente e vá treinando com muita paciência. Quando se der conta, você estará extremamente habituado.
A higiene faz parte do processo de adaptação ao uso das lentes de contato. Isso porque, uma higiene bem feita garante maior conforto aos olhos, evitando sujeiras e detritos na região. Além do mais, a limpeza constante das lentes pode te livrar de infecções e irritações oculares.
Assim, quanto mais limpo for o processo e quanto melhor você cuidar das suas lentes, maiores as chances de não ter problemas com o seu uso.
Lembre-se: uma lente limpa é uma lente confortável e segura!
Se você não se acostumar com o uso de lentes logo de cara, não há com o que se preocupar. Você se lembra de quando começou a utilizar seus óculos? No início, eles geravam certa dor de cabeça ou um incômodo no nariz? Sim? Então, fique tranquilo.
Para resolver essa questão, que tal alternar a utilização das lentes? Permaneça com elas durante um período e depois troque-as pelos óculos. Com o passar dos dias, vá acrescentando horas extras ao seu uso, até que atinja o tempo esperado (o dia todo, por exemplo).
Se notar os olhos secos durante esse processo, basta consultar seu médico e solicitar um colírio próprio para a lubrificação da região.
Acredite, algumas pessoas podem ter dificuldade em se adaptar ao uso das lentes de contato por, simplesmente, confundirem o grau de ambas. No começo, se você não prestar a atenção, pode trocar o lado do estojo, colocando a lente da direita na esquerda, por exemplo.
Assim, obviamente, ficará difícil conseguir o conforto esperado. Por isso, foque completamente nesse detalhe.
Se mesmo com essas dicas você notar uma certa dificuldade com a adaptação, não pense duas vezes e converse com o seu oftalmologista. Ele pode, em alguns casos, te indicar outra marca de lentes de contato ou verificar se há algo errado durante o processo.
Se você gostou deste artigo, aproveite para ler outros conteúdos no nosso blog hoje mesmo. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então, entre em contato conosco através de nosso WhatsApp.