A conjuntivite é um problema que aparece anualmente, é comum vermos pessoas com os sintomas nos períodos mais secos do ano.
Mas será que podemos usar lente de contato com conjuntivite? Essa é a dúvida comum para quem opta pelas lentes no dia a dia em vez dos óculos. Então, continue a leitura e descubra a resposta para essa dúvida.
1. Lente de contato e conjuntivite: é uma boa combinação?
2. O que devo fazer com as lentes após perceber sinais de conjuntivite?
3. Saiba identificar os sinais de conjuntivite
4. Siga as orientações do médico
Não. As lentes de contato precisam ser retiradas quando você percebe os primeiros sintomas da doença. Isso porque as lentes podem ficar infectadas, sendo muito mais seguro retirar e aguardar o período de recuperação dos seus olhos primeiro.
Aproveite também para conferir as diferenças entre conjuntivite alérgica, viral e bacteriana.
Normalmente isso vai durar 15 dias, sendo o mais indicado que você volte a usar seus óculos de grau. Depois que essa fase de recuperação terminar você pode voltar a usar suas lentes sem problemas. Mas nada de insistir no uso quando os sinais da conjuntivite aparecerem.
Quem usa lentes do tipo gelatinosas, anuais ou descartáveis, infelizmente não poderá usar novamente. Você deve jogar fora e providenciar novas quando estiver recuperado. O motivo é simples: a conjuntivite é uma doença contagiosa, não importa se é bacteriana ou viral.
Portanto, elas podem transmitir a doença novamente quando voltar a utilizar. Por outro lado, se você usa modelos de lentes rígidas, tem uma boa notícia. É possível aproveitar essas lentes de contato desde que elas passem por um processo de assepsia, de desinfecção apropriada.
A conjuntiva é uma membrana que protege o globo ocular e que está localizada também nas pálpebras. A conjuntivite é um processo em que essa estrutura passa por inflamação e infecção, podendo ser originada por fungos, vírus, bactérias ou mesmo por algum tipo de alergia.
Com exceção da alérgica, as outras são altamente contagiosas, aparecendo principalmente com clima mais seco. O resultado disso é olho avermelhado, com sensação de areia, coceira, secreção, intolerância à luz, visão embaçada, inchaço e dor.
De forma errada, muitas pessoas insistem em aplicar medicação por conta própria, considerando que um colírio qualquer pode resolver o problema.
Mas como vimos, a origem da infecção é diversa, o que implica uso de medicamentos específicos, obviamente, receitados por um profissional.
Nenhuma ação relacionada aos seus olhos ou às lentes de contato é recomendada sem a orientação de um médico. A conjuntivite pode trazer sequelas se não tratada corretamente. Por isso, procure ir em busca de atendimento assim que perceber sintomas.
Retire as suas lentes e faça conforme indicado, de assepsia ou descarte, e vá procurar um especialista para analisar seu caso. Com orientação, medicação correta e retirada das lentes você garante que vai ter uma recuperação tranquila. Não apresse nenhuma etapa do período sem lentes de contato e nem busque automedicação, isso pode prejudicar sua saúde.
Agora você não precisa ter dúvidas, sabe que não pode usar lentes de contato com conjuntivite, é preciso prestar atenção na sua saúde. A doença é contagiosa e você pode prejudicar sua visão, caso insista em usar lentes mesmo contaminado.
Acesse o nosso site e confira mais notícias sobre saúde em nosso blog. Conheça nossa linha de produtos com as melhores lentes de contato do Brasil.