Saber como limpar as lentes de contato corretamente faz toda a diferença para manter a saúde dos seus olhos e qualidade da lente. A higiene é fundamental para que você evite problemas como infecções, decorrentes do mal uso e que podem trazer consequências para a sua visão a longo prazo.
Dessa forma, o melhor é entender como usar esse tipo de acessório e, assim, usufruir de suas vantagens sem que o processo prejudique a saúde. Portanto, vamos entender como manter os devidos cuidados. Veja só.
1. Como limpar as lentes de contato corretamente
2. Atenção para recomendações de cuidado
3. Mantenha suas lentes de contato sempre conservadas
4. Evite erros na higienização das lentes
O primeiro passo para um procedimento seguro é o de higienizar as suas mãos. Os sabonetes antibacterianos são ótimas alternativas para isso. Aqueles produtos com loções ou óleos em sua composição não são muito adequados nessa situação.
Já para secar as mãos, evite o uso de toalhas que soltem fiapos. Dê preferência a tecidos macios e mais lisos nessa etapa.
Depois, separe uma solução limpeza das lentes. Lembre-se que nenhum outro produto tem o poder de desinfetar as lentes como a solução específica.
Então, não busque truques como solução salina ou água da torneira, porque não vão cumprir a tarefa.
Aproveite para conhecer 4 erros mais comuns no cuidado das lentes de contato e como evitá-los.
Após esfregar as lentes de contato você deve enxaguar em uma nova porção de solução de limpeza.
Mesmo que a solução seja sem necessidade de esfregar, é recomendado manter a etapa. Apenas preste atenção nas suas unhas porque elas podem contaminar as lentes.
Ao adquirir as suas lentes de contato você vai receber instruções, as quais precisa seguir à risca. São recomendações criadas pelo seu oftalmologista, que sabe os produtos certos para saúde dos seus olhos, como a solução e o estojo para guardar as lentes.
Aproveite as consultas regulares para conferir se o processo permanece o mesmo para a sua rotina com as lentes. Evite ações que tenham vindo de outra fonte de informação, que não seja o seu médico.
As soluções de limpeza devem ser transportadas sempre dentro do seu frasco de origem, para que se mantenham estéreis. Cuidado também para manter o recipiente fechado e longe de outros objetos quando aberto e em uso. O estojo das lentes também merece atenção.
Ele deve ser trocado a cada três meses, bem como as lentes de contato que possuem prazo para troca. Tenha cuidado dobrado em ambientes onde a poluição é maior ou que haja fumantes por perto.
A água jamais deve ser usada para limpar as suas lentes porque pode surtir o efeito oposto, o de contaminação. As unhas grandes e afiadas prejudicam a lente e podem trazer contaminação. Por fim, nada de fazer a limpeza em locais úmidos ou perto de vaso sanitário, para evitar infecções.
Saber como limpar as lentes de contato corretamente vai te ajudar a manter a qualidade delas. Claro, até o período de realizar a troca.
Então, tenha atenção para todos os detalhes a fim de garantir sucesso no uso rotineiro das lentes, criando bons hábitos. Lembre-se de acessar outras informações semelhantes em nosso blog e visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Nós fazemos a entrega em domicílio, veja como adquirir.