Como anda a saúde dos seus olhos? Sabia que as doenças oculares são um dos impactos do envelhecimento sobre a saúde?
Muitas vezes silenciosas ou com sintomas leves, essas doenças podem levar à cegueira permanente se não diagnosticadas a tempo.
Por isso, reunimos abaixo as doenças oculares mais comuns na velhice e seus sintomas, para que você possa se informar e cuidar da sua saúde.
1. Glaucoma
2. Catarata
3. Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
5. Presbiopia
Decorrente do aumento da pressão ocular, considera-se essa doença ocular a principal causa de cegueira no mundo pela OMS. O glaucoma provoca lesão no nervo óptico e pode levar à perda progressiva da visão periférica.
Seus sintomas só se apresentam nos casos agudos, por fortes dores de cabeça e nos olhos, além da visão turva ou escurecida. Apesar de ainda não ter uma cura, é possível estabilizar e tratar o Glaucoma, principalmente quando se consegue o diagnóstico no início.
Saiba também quais as principais causas da dor nos olhos e o que fazer.
A catarata acontece naturalmente devido ao envelhecimento do organismo, atingindo principalmente pessoas acima dos 50 anos. A doença atinge o cristalino do olho e seu principal sintoma é o embaçamento da visão.
Apesar de levar à cegueira em processo gradual, é possível remover a catarata por meio de uma cirurgia. Nesse procedimento, substitui-se o cristalino com danos por um uma lente intraocular permanente, trazendo a visão normal de volta.
Recorrente a partir dos 40 anos, a DMRI consiste na degeneração da estrutura da parte posterior do olho, conhecida como mácula. Então, a mácula é a área da retina responsável pelo centro da visão.
Porém, essa doença ocular é mais comum em fumantes e obesos. Entre seus sintomas, destaca-se a visão embaçada e com pontos escuros, além da dificuldade de leitura e perda gradual da visão. Evita-se a cegueira, no entanto, com tratamentos e diagnóstico precoce.
Como o nome já diz, essa doença ocular ocorre quando os olhos produzem poucas lágrimas. Afeta, principalmente, pessoas acima dos 50 anos. E ocorre decorrente do envelhecimento natural, ou de fatores ambientais como a exposição ao clima seco.
Essa situação leva os olhos a ficarem vermelhos, causando também coceira, ardência, sensibilidade à luz e visão embaçada. Se muito agravada, pode causar cegueira. Entretanto, por meio de consulta com oftalmologista é possível solucionar ou tratar.
Popularmente conhecida como “vista cansada”, essa doença ocular é um dos principais problemas que podem surgir na velhice, se consolidando entre as pessoas de 60 anos.
Com o endurecimento natural do cristalino do olho, ocorre um desfoque na visão, que vem junto com desconforto para ler e focar em imagens de perto. A presbiopia não causa cegueira, mas prejudica a visão gradativamente se não tratada corretamente.
No entanto, saiba que essa e outras doenças oculares estão diretamente associadas com o processo natural de envelhecimento.
E como nem todas vêm acompanhadas de sintomas alarmantes, é essencial realizar exames de rotina e acompanhamento médico periódico conforme envelhecemos.
Saber mais sobre doenças oculares que chegam com o envelhecimento te ajudou? Pois acesse mais informações em nosso blog. E visite a nossa loja virtual para verificar as lentes de contato disponíveis para alguns dos mais comuns problemas de visão. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.