Lentes de contato podem ser uma facilidade maior para o dia a dia de uma pessoa. Ela deixa o rosto mais livre e não corre o risco de cair e poder quebrar, como os óculos. Além de possuir outras séries de vantagens.
Elas são uma solução prática para diversos tipos de problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Cada uma delas possuindo uma especificação própria para cada um desses problemas.
Para certas situações, as lentes de contato são muito mais úteis do que os óculos. Elas não provocam marcas na pele quando a pessoa está exposta ao sol, não precisam ser retiradas quando alguém está em uma piscina e também facilita a prática de atividades físicas.
Inclusive, em relação ao este último ponto, talvez seja uma das maiores vantagens. Afinal, praticar esportes de óculos pode ser uma experiência desconfortável e perigosa. Além de ser uma combinação mais saudável, o uso de lentes para a prática esportiva torna tudo mais fácil.
Mas, independentemente do exercício praticado, é importante entender quais as lentes mais adequadas e como fazer o uso correto, pois existe uma grande variedade com características específicas para cada ambiente.
1. Lentes de contato e a prática de esportes
2. Quais as melhores lentes para praticar esportes?
3. Esportes mais aventureiros e ambientes aquáticos
Como dito anteriormente, o uso das lentes de contato para a prática de esportes é muito benéfico. Elas não atrapalham os movimentos durante os exercícios, não limitam o campo visual a ser usado, não embaçam dependendo da temperatura local.
Além disso, para jogos com bola, elas não irão cair e quebrar, como aconteceriam com os óculos, visto que esse é um tipo de esporte que envolve muitos movimentos intensos, como correr e pular.
Aproveite para conhecer outros benefícios das lentes de contato nos esportes.
Tanto lentes de contato rígidas quanto gelatinosas podem ser utilizadas nesse caso. Mas é preciso que a pessoa tome cuidado quanto aos impactos que sofrer, visto que podem acarretar lesões.
São indicadas também aquelas lentes que possuem filtro UVA/UVB, pensando principalmente na exposição dos atletas à radiação ultravioleta que podem causar alterações oculares serias, como ardência, olhos vermelhos, alterações na retina, catarata precoce, entre outros.
Para aquelas pessoas que gostam de praticar atividades mais diferentes, como fazer trilhas, alpinismo e snowboard, devem estar atentas à umidade relativa do ar.
Isso porque no ambiente dessas práticas esportivas pode existir menos oxigênio e pouca umidade, tornando o clima mais seco. Portanto, o recomendado são as lentes de baixa hidratação e que podem transmitir bastante oxigênio.
Nos casos em que a pessoa pratica algum tipo de esporte aquático, como natação, é necessário tomar maiores cuidados, uma vez que o cloro e demais produtos químicos podem causar irritação aos olhos, além de infecções severas. Por esse motivo, é preciso que o atleta use sempre óculos de mergulho para não perder ou contaminar as lentes.
E não apenas é importante saber qual o melhor tipo de lente para a prática de atividades esportivas, como também é indispensável limpar bem as lentes e o estojo.
Por isso, faça a higiene com os produtos corretos e a substituição do estojo de maneira periódica.
Acesse outras informações semelhantes em nosso blog agora mesmo. E visite a nossa loja virtual para conhecer lentes de contato para praticar esportes e outros tipos de lentes. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.