O que fazemos na rotina determina a nossa saúde, e com o sono isso não é diferente. Saiba que há uma forte relação entre privação de sono e saúde dos olhos.
Isso porque os distúrbios do sono podem trazer prejuízos para a nossa saúde, inclusive ocular.
2. Apneia do sono e problemas de visão
3. A privação de sono também é prejudicial
4. Como lidar com a privação de sono
Os distúrbios do sono são, infelizmente, muito comuns, eles vão desde apneia até a insônia, que pode surgir por questões emocionais. Claro que o ideal é que você procure tratamento, porque sabemos o quanto a falta de descanso pode impactar negativamente na nossa saúde.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que isso também significa prejuízo à visão. Há inclusive associação desse tipo de quadro, da apneia, com o surgimento de glaucoma, por exemplo.
Daí a importância de prezar pelos bons hábitos e saber mais sobre o assunto.
A apneia do sono surge em sintomas como o ronco e a sensação de cansaço mesmo depois de uma noite de sono completa.
Esse problema pode gerar distúrbios no nosso sistema circulatório e vascular. O resultado disso é a propensão a várias doenças oftalmológicas.
Por exemplo, neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica, síndrome da frouxidão palpebral, papiledema e glaucoma.
O mais indicado é que os indivíduos que possuem apneia do sono busquem tratamento, bem como mantenham os exames oculares em dia para detectar sinais precoces de doenças.
Uma rotina muito intensa pode ser responsável por privação de sono, bem como problemas como a insônia. Isso pode gerar alterações vasculares na retina que, com o passar do tempo, podem comprometer a visão de maneira séria. Saiba que a luz ajuda a regular as funções biológicas, por isso ficar acordado por tanto tempo não faz bem.
Outro fator é a falta de lubrificação natural dos olhos quando temos insônia ou privação de sono, que pode gerar uma conjuntivite viral ou bacteriana.
Os olhos secos fazem com que isso aconteça, além das nossas funções no sistema imunológico, que ficam mais vulneráveis quando não descansamos.
Todos os problemas citados são preocupantes, porque muitos sabem que não dormir bem traz problemas, mas isso pode afetar até os nossos olhos. Então, a fim de evitar problemas ou mesmo a perda da visão ao longo dos anos, é importante praticar uma boa higiene do sono.
Na prática é criar uma série de ações que preparem o seu corpo para dormir uma boa noite de sono. Evitar o consumo de álcool antes de se deitar é um exemplo, bem como reduzir o uso de telas, fazer refeições mais leves, não ingerir cafeína e buscar um tempo saudável por noite.
Agora você conhece a relação entre privação de sono e saúde dos olhos. Portanto, procure investigar as causas de uma noite mal dormida, com intuito de cuidar da sua saúde por completo. Também tenha atenção para exames oculares de rotina para prevenção de problemas na sua visão.
Acesse outras informações semelhantes em nosso blog agora mesmo. E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.