A retina é uma película fina e flexível que cobre a parte de trás do olho. A sua função é registrar e decifrar a imagem captada pela córnea e a enviar para o cérebro. Por isso, qualquer doença que prejudique a retina pode diminuir nossa visão, ou até levar à cegueira.
Mas, quais são as doenças mais comuns na retina? Como preveni-las? Veja a seguir.
1. As 7 doenças que mais acometem a retina
1.1 Coriorretinopatia Serosa Central
1.2 Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
1.3 Descolamento de retina
1.4 Oclusão venosa da retina
1.5 Retinopatia diabética
1.6 Retinopatia hipertensiva
1.7 Retinopatia miópica
2. Outras doenças que podem prejudicar a retina
3. Como identificar e tratar doenças na retina?
4. Como evitar doenças na retina?
É uma doença que atinge a região da retina chamada mácula, que é responsável pela percepção de detalhes e cores, causando edema (líquido retido). Ela é mais comum em homens de 20 a 50 anos de idade.
É uma doença comum em pessoas com mais de 50 anos de idade. Ela ocorre devido a degeneração das células fotorreceptoras da mácula. O principal sintoma da DMRI são as manchas no campo visual, porém elas só aparecem no estágio avançado da doença.
Ocorre quando a retina se desprende do globo ocular. Embora não cause dor, essa condição é uma emergência e deve ser tratada imediatamente. Os principais sintomas são visão embaçada ou turva, sombra no centro ou nas laterais do campo de visão, flash luminosos e sensação de insetos voando perto do rosto.
É a obstrução de uma veia ou artéria que alimenta a retina. Quando isso acontece, o sangue que não drenado vaza dentro da membrana, causando inchaço e diminuição da visão.
É uma complicação da diabetes 1 e 2. Ela é causada pelo alto nível de açúcar no sangue, que afetam os vasos sanguíneos dos olhos.
Por isso, essa doença gera aumento da pressão do olho, visão distorcida ou embaçada, perda da visão lateral e até cegueira. Se não tratada, a retinopatia diabética pode progredir para glaucoma neovascular e catarata.
É uma complicação da pressão arterial alta (hipertensão). Por prejudicar o fluxo de sangue na retina, a pressão elevada causa lesões nas paredes dos vasos sanguíneos, provocando vazamento de sangue e fluidos.
Geralmente, a retinopatia hipertensiva não apresenta sintomas até estar em um estágio avançado.
É uma doença mais comum em pessoas com grau de miopia alto (acima de 4 graus). Ela é causada pela deformação que o olho míope possui, que favorece o descolamento ou atrofiamento da retina.
Além dessas doenças, outros problemas podem afetar a retina. Os principais são a hipertensão e a diabetes. A hipertensão sobrecarrega os vasos sanguíneos do corpo todo, e é um dos principais fatores de risco para DMRI, retinopatia diabética e hipertensiva e glaucoma.
Por outro lado, a diabetes prejudica a circulação sanguínea, a cicatrização e a renovação das células — aumentando o risco de doenças na retina.
Além disso, doenças reumáticas (como artrite reumatoide e lúpus), infecções (como herpes, rubéola, toxoplasmose e tuberculose), e tumores intraoculares, também podem prejudicar a retina.
Mas como saber se você tem alguma doença na retina?
A única forma de identificar doenças na retina é com auxílio de um médico oftalmologista. Nas consultas de rotina, o profissional vai avaliar a saúde do olho como um todo e indicar o melhor tratamento, se esse for o caso.
Por isso, não deixe de consultar seu oftalmologista pelo menos uma vez por ano, principalmente se você possui diabetes e hipertensão, ou já teve casos de doenças na retina na família.
A boa notícia é que é possível evitar a maioria das doenças mais comuns na retina. Como a diabetes e a hipertensão são os principais fatores de risco, adotar hábitos saudáveis, como ter alimentação equilibrada, praticar atividade física e descansar o suficiente diminui as chances dessas doenças e, consequentemente, das complicações que afetam a visão.
Além disso, proteger o olho do sol é essencial, pois a radiação solar pode queimar a retina. Por isso, use óculos de sol ou lentes de contato com proteção contra raios UVA e UVB e, sempre que possível, use chapéu com aba larga, que proteja o rosto.
Acesse outras informações semelhantes em nosso blog agora mesmo. E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.