Junho Violeta é um mês de prevenção e do despertar da consciência acerca do ceratocone, doença progressiva que ocorre na córnea.
A campanha Junho Violeta foi criada no ano de 2018, pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia. O objetivo da iniciativa é justamente atentar para o ceratocone, doença ainda pouco conhecida, afinal, a prevenção segue sendo sempre a melhor forma de combate, além do entendimento sobre o problema ser imprescindível.
O ceratocone é uma doença rara e que precisa ser conhecida pela população. Continue a leitura e entenda melhor acerca deste assunto.
2. Junho Violeta: mês de prevenção e conscientização do ceratocone
Trata-se de uma doença que ocorre na córnea, em que esta fica saliente, na forma de um cone. Quem possui a condição tem afinamento e encurvamento progressiva da córnea, deixando-a irregular.
O nome ceratocone vem do grego e significa “córnea cone”. Os sintomas da doença incluem visão desfocada, inclusive característica que tende a ser confundida com o astigmatismo, devido às semelhanças entre as duas condições.
Porém, uma de suas características mais notáveis na maioria dos pacientes é de ditas imagens fantasmas, como se estas estivessem em torno de um objeto.
Outra característica da condição é uma visão noturna baixa, visto que ambientes pouco iluminados fazem com que a pupila abra para receber mais luz, o que causa mais incômodo pata quem possui ceratocone.
O mais comum é que a doença ocorra na infância ou durante a adolescência, e uma possível causa é o hábito recorrente de coçar os olhos, típico de quem possui doenças alérgicas ou conjuntivite. Também é um problema que costuma afetar pessoas com síndrome de Down.
Um dos fatos sobre o ceratocone é que ele pode ocorrer nos dois olhos, uma vez que não é algo simétrico.
Contudo, é importante falar que a condição possui tratamento, como, por exemplo, óculos e lentes de contato. Sim, em alguns casos, a utilização de óculos ou lentes de contato gelatinosas podem, muito bem, serem eficazes e conseguirem tratar a condição.
Em outros casos, contudo, é necessária a realização de cirurgia ou mesmo o transplante de córnea. Normalmente, são opções exitosas e que costumam ter aproveitamento total. Ainda assim, em casos de rejeição, é possível repetir o transplante, sem maiores problemas ou burocracias.
O ponto-chave da campanha Junho Violeta é fazer com que as pessoas procurem o Oftalmologista para tratar da saúde ocular. Além disso, também é fazer com que as pessoas saibam que coçar os olhos pode ser algo prejudicial e desencadear, ou até mesmo acelerar, a progressão da doença, então pouco conhecida.
Os olhos são parte importante do corpo humano e merecem acompanhamento constante. Não se deve procurar um Oftalmologista somente quando estiver trocando os óculos ou em emergências, é importante fazer check-up da visão regularmente.
Em casos de visão embaçada, desconforto visual, fotofobia, dor de cabeça ou outros, é muito importante procurar um médico especialista.
Acesse outras informações semelhantes em nosso blog agora mesmo. E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.