Usar lente de contato é a vontade de muitos que precisam corrigir questões de visão. Mas exige cuidados especiais, já que são objetos pequenos e valiosos.
Por isso, saber detalhes como quanto tempo duram, por exemplo, ajuda bastante. Assim você pode planejar melhor o uso e saber quando vai precisar de novas lentes. Veja só.
Na verdade, a resposta é: depende. Isso porque, no momento em que é feita, a lente já possui um tempo limite de utilização recomendado. E, nessa perspectiva, são várias as possibilidades.
Por exemplo: há lentes feitas para um dia, apenas. Ou seja, o usuário poderá colocá-la pela manhã, mas terá de descartá-la ao fim daquele dia. Se esta será a opção ideal, depende bastante de cada pessoa.
Por vezes, o indivíduo não costuma usar lentes, mas para uma situação específica prefere esse modelo aos óculos. Vale a pena comprar as lentes de um dia, se o uso não vai ser comum.
Além disso, não há nenhum gasto com manutenção ou preocupação com perda, já que o objeto seria descartado em seguida ao uso.
Mas, como dissemos, são várias as opções. As lentes quinzenais também existem. Como o nome já diz, são feitas para uso por 15 dias, duas semanas, na prática.
Nessa opção, uma utilização comum desta opção é quem gosta das lentes coloridas, que mudam a cor do olho. Há pessoas que adoram variar e, neste caso, 15 dias é um bom tempo para usar um estilo e depois trocá-lo.
Além disso, há lentes mensais. Elas são uma das mais comuns e escolhidas pelas pessoas, por possuírem um bom custo-benefício. A duração é razoável, mas não chega ao ponto de ser usada por tanto tempo, o que aumentaria risco de perda ou dano do objeto.
Por fim, existem até mesmo lentes de contato para serem usadas por um ano. Sim, as lentes anuais. Para quem já é experiente no uso de lentes, e sabe como cuidar bem para não perder ou danificar, pode ser uma boa opção.
Leia também: 4 motivos para investir em lentes de contato agora mesmo
O fato é que a resposta para a pergunta “Quanto tempo dura uma lente de contato?” é simples, embora não seja única.
Na fabricação do objeto, já é predefinido o tempo para o qual ela é feita, podendo variar muito, de um dia até um ano. Por isso, cabe ao usuário definir suas prioridades, entender qual é o modelo ideal, baseado em quantidade de utilização, atenção e cuidado com o objeto, entre outros aspectos.
Além disso, sempre vale a pena consultar um profissional para pedir conselhos e entender qual dos tipos é o ideal para o contexto específico daquela pessoa.
Agora que você já sabe quanto tempo dura a lente, visite nosso blog para acessar outras informações importantes a respeito das lentes de contato. Também acesse nossa galeria e veja os produtos disponíveis, nós entregamos em domicílio. Você também pode acompanhar as publicações em nosso perfil @homelentes.