Já sabemos como é importante adotar medidas para evitar a contaminação pelo coronavírus. Mas quem usa lentes de contato na pandemia deve ter atenção redobrada, uma vez que os olhos são também uma porta de entrada dessa e de outras doenças.
O risco fica evidente quando vemos pessoas que utilizam óculos protetores em determinadas situações, para impedir a contaminação pelos olhos. Portanto, se você usa lentes de contato, conheça quatro cuidados que precisa ter na pandemia.
Desde que a pandemia começou no Brasil, em março de 2020, muita gente ficou com medo de usar lentes de contato. Afinal, as informações sobre o vírus ainda não eram seguras, então não se sabia ao certo como ocorria a contaminação.
Leia também: Lentes de contato são realmente seguras?
Quem usa lentes de contato deve realizar os mesmos cuidados já indicados pela Organização Mundial da Saúde. E antes de se manusear as lentes, deve lavar as mãos, assim como higienizar com álcool em gel a parte externa do estojo onde você costuma guardar as lentes.
Com esses simples cuidados, você se protege e evita não somente a contaminação pelo coronavírus, mas também que demais sujeiras e bactérias entrem em contato com a mucosa dos olhos.
Quando estiver na rua, a recomendação é não tocar o rosto e nem levar as mãos nos olhos, boca e nariz, que são as vias de contaminação do vírus.
No caso, quem usa lentes de contato deve ter ainda mais atenção. Isso porque se surgir alguma coceira ou incômodo, intuitivamente a pessoa leva a mão aos olhos. Sendo assim, procure levar lenços umedecidos ou papel toalha caso precise higienizar a região do rosto em algum momento.
Vale lembrar que a forma mais segura é sempre lavar as mãos antes de mexer nas lentes, principalmente se estiver em ambiente com mais pessoas.
Chegando em casa, lave as mãos e use uma solução de limpeza específica para lentes de contato. Geralmente as próprias óticas ou oftalmologistas já indicam uma específica para o paciente ao adquirir as lentes.
As soluções ajudam a desinfetar as lentes, evitando bactérias e germes.
Para quem usa lentes de contato, a recomendação é realmente evitar ao máximo coçar os olhos. O ato de coçar os olhos pode prejudicar a saúde visual, além de aumentar as chances de contaminação pelo vírus.
Agora, caso você observe que a coceira está persistente, o ideal é procurar o seu médico, a fim de fazer uma avaliação mais ampla sobre o problema.
Como você pode notar, não deve negligenciar o uso das lentes de contatos na pandemia, em vez disso, deve ter mais atenção com os cuidados necessários para evitar a contaminação.Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo WhatsApp agora mesmo.