De repente, você começa a perceber que a visão não está tão boa quanto antes. As luzes parecem desfocadas, borradas ou, em alguns casos, até duplicadas. Estamos falando do astigmatismo, problema que atinge diferentes faixas etárias e que pode ser corrigido com lentes de contato.
Em alguns casos, o problema vem acompanhado da miopia, que é a dificuldade em ver objetos mais distantes ou da hipermetropia, dificuldade em enxergar de longe.
No caso do astigmatismo, no entanto, os borrões podem aparecer durante a leitura, ao olhar a tela do celular ou em qualquer outra atividade que exija esforço visual, independentemente da distância.
O astigmatismo nada mais é do que uma alteração na curvatura da córnea. Esta, por sua vez, é uma espécie de substância transparente que recobre os olhos. Se essa curvatura não for esférica, a luz vai se propagar de forma confusa pela retina, o que causa os borrões.
O primeiro passo, antes de optar pelo uso de lentes de contato, é fazer uma consulta com um oftalmologista, seja para atualizar o grau de astigmatismo ou para verificar se você pode usar lentes.
Após a consulta, você verá na receita se há marcação no campo cilíndrico com o sinal (-). Ao lado do sinal, você verá um número que varia de 0º a 180º, que determina qual é o grau de astigmatismo.
Existem no mercado as lentes rígidas e as gelatinosas. As primeiras, normalmente, são para problemas específicos que atingem o tecido da córnea, como o ceratocone. Nessa doença, a córnea sofre alterações e fica parecendo um cone.
Em graus mais elevados de astigmatismo, o médico pode recomendar lentes rígidas. O mais comum, no entanto, é que sejam utilizadas lentes tóricas para corrigir o problema.
Gelatinosas, as lentes tóricas são feitas com hidrogel e apresentam um grau no eixo visual e outro na perpendicular, os quais determinam qual é a curvatura que a pessoa precisa utilizar para obter uma visão mais nítida.
Sim. Como exemplo de lentes tóricas, podemos citar o modelo Acuvue Oasys, que foi desenvolvido para corrigir astigmatismo ou astigmatismo associado à miopia ou à hipermetropia.
De uso quinzenal, essas lentes possuem proteção UV, já que os raios ultravioletas são prejudiciais à córnea.
Para quem utiliza óculos e, às vezes, opta pelas lentes de contato, a dica é escolher lentes de uso diário. Assim como as quinzenais, essas também corrigem astigmatismo, miopia e hipermetropia.
A seleção entre um modelo e outro depende do estilo de vida da pessoa. Se você não quer se preocupar com manutenção de estojos e soluções para limpeza, as diárias são as mais recomendadas. Além disso, podem ser usadas durante a prática de esportes.
Como no astigmatismo há a alteração do formato da córnea, as lentes tóricas são desenvolvidas para que fiquem posicionadas de maneira estável no olho, apesar do piscar dos olhos.
Usar lentes de contato requer cuidados extras, como evitar coçar os olhos, não tocá-los com as mãos sujas, não dormir com as lentes e retirá-las antes do banho.
Em nosso blog, você encontra outras dicas para manter a higiene de seus produtos e escolher os que melhor atendem às suas necessidades. Gostou das dicas? Então, contate-nos pelo ícone do WhatsApp, para receber orientações específicas.