Imagine um mundo onde o céu não é azul e as folhas das árvores não são verdes. Você consegue se colocar nesse cenário? Não? Pois, saiba que essa é a realidade de uma parcela considerável da população que possui uma condição conhecida como daltonismo.
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre tal distúrbio de visão, é preciso saber que ele é muito mais comum do que parece, atingindo, segundo relatório apresentado pela OMS, cerca de 350 milhões de pessoas no mundo, sendo 8 milhões apenas no Brasil.
Vamos descobrir, juntos, o que é daltonismo, seus diferentes tipos e como identificá-lo? Então, fique com a gente durante todo este artigo. Combinado?
1. O que é Daltonismo, afinal?
2. Quais são os diferentes tipos de daltonismo?
3. Principais sintomas de daltonismo
4. O que pode causar o daltonismo?
O daltonismo, também conhecido como discromatopsia, é uma condição em que a pessoa simplesmente não enxerga as cores da maneira tradicional. Isso pode acontecer, por exemplo, quando determinadas células, chamadas de fotorreceptoras, estão ausentes ou sem o seu funcionamento correto.
Tais células, inclusive, permitem que o indivíduo veja cada cor presente no arco-íris. Assim, se você tem daltonismo, essas colorações não estarão disponíveis aos seus olhos.
No entanto, vale lembrar: quem é daltônico não possui, necessariamente, outros distúrbios de visão, certo? Afinal, o daltonismo é simplesmente uma mudança na maneira como as cores são vistas.
Bem, agora que já temos uma noção melhor sobre o que é daltonismo, é hora de conhecermos seus diferentes tipos.
Mas, primeiro, vamos recapitular: nossos olhos possuem fotorreceptores conhecidos como bastonetes e cones. Os bastonetes são as células que detectam a luz e o escuro.
Já os cones, são sensíveis aos diferentes comprimentos de onda da luz, além de serem responsáveis pela percepção das cores. No geral, tais ondas são divididas em três diferentes tipos:
Uma pessoa com a visão normal possui tricromacia, ou seja, quantidades normais de todos esses cones. No entanto, alguém com daltonismo pode ter apenas um ou dois, bem como nenhum dos cones citados. Para cada um desses casos damos os nomes de:
Geralmente, quem apresenta tricomacia anômala possui distúrbios de visão de cores mais leves do que quem é diagnosticado com dicromacia, por exemplo. Já pessoas com monocromacia, têm problemas mais graves relacionados com as cores, já que eles enxergam muitas delas em tons de cinza, como em um filme preto e branco.
Entender o que é daltonismo apenas lendo sobre o distúrbio pode até parecer fácil, mas, você sabe como identificar essa condição?
No geral, os sinais de daltonismo podem variar de pessoa para pessoa. Entretanto, os principais são:
Na maioria dos casos, o daltonismo acompanha a pessoa desde o seu nascimento. No entanto, há casos em que ele pode ocorrer mais tarde, devido a questões como:
Além disso, os homens possuem um risco maior de apresentar daltonismo, principalmente se atenderem aos critérios abaixo:
Gostou de descobrir o que é daltonismo e como ele se manifesta? Então, aproveite para acessar nosso site agora mesmo, ler mais matérias em nosso blog e, em caso de dúvidas, entrar em contato com a gente pelo WhatsApp!