Muitas pessoas que usam óculos não querem mudar para as lentes de contato por terem medo de ficar com os olhos secos. Isso é um receio válido, não só por ser uma situação incômoda, mas também por poder levar a problemas mais graves.
É verdade que é muito comum entre as pessoas que usam lentes de contato terem os olhos secos, mas o uso da lente não está associado unicamente à Síndrome do Olho Seco. Ela pode ter várias outras causas.
A seguir você verá algumas dicas que irão te ajudar a começar a usar as lentes de contato sem medo, sabendo identificar e evitar os fatores que levam a essa síndrome.
1. O que é a Síndrome do Olho Seco?
2. Quais os Sintomas da Síndrome do Olho Seco?
3. Como evitar?
4. Outras dicas
A lágrima que produzimos tem como função limpar, lubrificar e proteger os nossos olhos de agressões causadas por substâncias estranhas ou microrganismos.
A Síndrome do Olho Seco é acomete principalmente mulheres mais velhas e ocorre devido a uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima, levando ao ressecamento da superfície ocular. Deixando os olhos mais suscetíveis a agressões externas.
Essa anomalia pode estar relacionada à redução da função das glândulas lacrimais e perda do componente aquoso da lágrima devido ao envelhecimento, doenças sistêmicas e autoimunes, uso de medicamentos e anormalidades nas pálpebras.
Pode ocorrer também por conta do ambiente que a pessoa se encontra, que leva a evaporação excessiva, como ar-condicionado, vento e fumaça.
Em casos mais graves, fotofobia, dificuldade de movimentar as pálpebras e produção acima do normal de muco.
Para os casos que a síndrome tem origem em alguma anomalia na produção da lágrima, o tratamento será feito aplicando lubrificantes oculares, sob a forma de colírio ou pomada.
Já para os casos que a síndrome é causada por conta do meio que a pessoa se encontra fica mais fácil de tomar medidas que inibam o ressecamento. Por exemplo, evitar ficar em ambientes com ar-condicionado por um período muito longo.
Fazer um intervalo durante o uso de celulares, televisão, computadores etc. Se manter bem hidratado, principalmente nas estações mais secas, é outro fator importante.
Falando diretamente sobre as lentes de contato, de maneira geral, aquelas com maior teor de água são normalmente mais eficazes para atrair e reter a umidade. Sendo assim, as lentes macias são as mais propensas a evitar o ressecamento dos olhos. Atualmente no mercado já existem também as lentes de silicone hidrogel que ajudam a manter a hidratação dos olhos.
Os colírios, também conhecidos como lágrimas artificiais são ótimas opções. Vale lembrar de sempre se certificar se o produto que você irá usar é compatível com a lente que você possui. É imprescindível a orientação do oftalmologista para decidir o melhor a se fazer.
Acesse outras informações como estas em nosso blog agora mesmo. E visite a nossa loja virtual para conhecer as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.