A maioria das pessoas, senão todas, já experimentaram a sensação de fadiga visual. O problema tem se tornado cada vez mais comum, o que pode ser explicado pelo uso excessivo e diário de múltiplas telas luminosas, principalmente smartphones e computadores.
O excesso de estímulos gerado por esses equipamentos, além de outros fatores, causa o que os oftalmologistas chamam de fadiga visual. A boa notícia é que existem algumas estratégias cotidianas capazes de prevenir o problema.
Quer saber quais são elas? Continue lendo e entenda o que é cansaço visual, suas principais causas e sintomas e como preveni-la.
2. O que causa a fadiga visual?
3. Quais sintomas estão relacionados à fadiga visual?
4. Como prevenir a fadiga visual?
A fadiga visual é o principal sintoma relacionado ao esforço de manter os olhos expostos à luminosidade dos dispositivos tecnológicos por muito tempo. Ela pode evoluir para um quadro conhecido como Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC).
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia estima que até 90% dos usuários de computador por mais de três horas diárias apresentam algum tipo de sintoma relacionados à SRVC.
O uso excessivo de dispositivos eletrônicos é reconhecido como o principal fator responsável pela cansaço visual. Isso ocorre devido à intensa luminosidade emitida por esses equipamentos, a qual se torna prejudicial aos olhos após longos períodos de exposição.
No entanto, outro fator também contribui para o desencadeamento do problema: as doenças visuais, como hipermetropia, astigmatismo, miopia e presbiopia. Esta última tem relação direta com o envelhecimento natural dos olhos e é caracterizada pela dificuldade de focar em objetos próximos, o que gera um cansaço visual.
O primeiro passo para o tratamento do cansaço visual é o reconhecimento dos seus sintomas. Os mais comuns são o cansaço e a ardência nos olhos, dor de cabeça, visão turva ou embaçada, sensibilidade à luz e vermelhidão.
Além destes, outros sinais podem estar associados ao uso excessivo das telas, como dores na nuca, dificuldade de concentração, pálpebras pesadas, olhos lacrimejantes, perda de produtividade e alteração das cores.
Se você sente um ou mais dos sintomas de fadiga visual relatados acima, saiba que é possível prevenir o problema com pequenas mudanças cotidianas, tanto em casa, quanto no trabalho. Confira:
1. Quando estiver em frente a uma tela, lembre-se de piscar, já que isso lubrifica os olhos e ajuda a relaxar a musculatura ocular, evitando secura e irritação;
2. Adeque o brilho das telas ao seu ambiente, evitando luzes muito fracas ou muito intensas;
3. Faça pequenas pausas das telas durante o dia para permitir que sua vista descanse;
4. Deixa a tela do monitor a pelo menos 50 cm de distância dos seus olhos;
5. Prefira sempre estudar ou trabalhar com luz natural;
6. Evite ventilador e ar-condicionado muito fortes, pois eles ressecam os olhos;
7. Lentes de contato ressecam mais os olhos, que devem ser lubrificados com maior frequência;
8. Use um colírio para manter a lubrificação dos olhos, mas somente sob orientação profissional;
9. Faça visitas periódicas ao oftalmologista.
Acesse outras informações semelhantes em nosso blog agora mesmo E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.