Observar uma certa vermelhidão nos olhos não é algo normal, principalmente quando essa tonalidade permanece na região por muito tempo e quando não há uma causa aparente, como privação de sono ou entrada de shampoo, por exemplo.
No entanto, antes de demonstrar preocupação, é preciso analisar com calma os possíveis motivos para essa condição, o que pode ser resolvido rapidamente com uma breve visita ao médico e, em alguns casos, com a realização de exames.
Ter os olhos vermelhos é algo bastante comum na sua vida? Então, não perca uma única linha deste artigo e confira o que pode realmente estar acontecendo. Vamos começar?
1. O que pode deixar os seus olhos vermelhos?
1.1 Falta de sono
1.2 Síndrome do olho seco
1.3 Alergias
1.4 Uso excessivo de tecnologia
1.5 Conjuntivite
2. Quando devo procurar um médico?
3. Como são feitos os diagnósticos?
4. Conheça os tratamentos mais comuns para vermelhidão nos olhos
Abaixo, listamos algumas das principais causas de vermelhidão nos olhos. Confira!
Nossos olhos costumam entregar com facilidade quando não estamos dormindo direito. Isso porque, eles precisam ser fechados por longos períodos para garantir que haja uma circulação adequada de fluídos na região.
Logo, quando os olhos se mantêm abertos por muito tempo, eles costumam apresentar coloração avermelhada, além de inchaço e secura.
Muitas vezes, as lágrimas não são suficientes para lubrificarem os olhos como esperado, o que os torna bastante secos. Como resultado, essa região também apresenta vermelhidão e irritação.
Para aliviar esse problema, seu médico provavelmente indicará colírios específicos, voltados para a lubrificação.
As alergias podem ser causadas pelos mais diversos itens, como pólen, alimentos, produtos químicos e até mesmo por partículas desconhecidas do ar.
Para aliviar os sintomas, basta utilizar colírios ou medicamentos indicados por um especialista.
Nunca passamos tanto tempo na frente de telas, sejam de computadores, televisores ou smartphones, como atualmente. Consequentemente, muitas pessoas desenvolvem, com esse hábito, uma certa fadiga ocular, também chamada de “síndrome da visão do computador”.
A vermelhidão nos olhos causada por tal síndrome é resultado da falta de umidade no local. O motivo? Sempre que piscamos, nossas lágrimas reabastecem a umidade, mas ao olharmos para uma tela, a frequência de piscadas diminui consideravelmente.
A conjuntivite costuma causar inflamação na região dos olhos. Essa condição, que é altamente contagiosa, pode surgir de três formas: bacteriana, viral e alérgica. A primeira, pode ser tratada com antibióticos, enquanto as duas últimas podem ser resolvidas com o uso de compressas geladas e colírios.
A vermelhidão nos olhos pode ser resultado de outros fatores além dos listados acima, incluindo lesões e doenças graves. Logo, o ideal é procurar a ajuda de um profissional assim que notar algum dos seguintes sintomas:
Antes de iniciar qualquer tratamento, é indispensável diagnosticar da maneira correta a causa da vermelhidão nos olhos. Tal diagnóstico é feito por um médico, com base no histórico do paciente e através de exames detalhados da região afetada.
No geral, ele analisará:
Na maioria das vezes, os colírios costumam resolver o problema de vermelhidão nos olhos. No entanto, se ele não desaparecer ou se houver outros sintomas, um médico pode recomendar um tratamento específico com o uso de:
Independente da causa, os olhos vermelhos devem ser observados de perto por um médico especializado no assunto. Portanto, não pense duas vezes antes de procurá-lo, combinado?
Se você gostou deste conteúdo, visite nosso blog agora mesmo. Não deixe também de conhecer nosso site e descobrir todos os produtos disponíveis por lá!