Cuidar da saúde ocular é essencial para uma boa visão. O que nem todas as pessoas se dão conta, porém, é que esses cuidados não têm relação apenas com os órgãos oculares, já que diversos fatores estão envolvidos na preservação da vista.
Negligenciar ou mesmo desconhecer tais fatores pode colocar a visão de uma pessoa em risco. Tanto é que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 6,5 milhões de brasileiros apresentavam algum tipo de deficiência visual em 2010, a maioria delas evitáveis.
Por isso, trouxemos nesse post os principais vilões da saúde ocular. Continue lendo e entenda porque eles são um motivo de preocupação para quem deseja preservar uma boa visão.
2. Estresse
5. Não ter um acompanhamento oftalmológico
Os raios ultravioletas são um verdadeiro vilão da saúde ocular. Expor os olhos ao sol de forma prolongada e excessiva, sem qualquer tipo de proteção, prejudica as células da retina e o cristalino. Isso aumenta as chances de desenvolver catarata, pterígio e degeneração macular associada à idade.
A melhor forma de evitar esses problemas é proteger os olhos com óculos de sol, desde que tenham filtros UV. Chapéus e bonés também reforçam a proteção.
O estresse também contribui para o surgimento de problemas oculares, que vêm acompanhados de sintomas como visão turva, ardência, dor de cabeça, vista cansada e dificuldade de foco – todos relacionados à chamada fadiga visual.
Isso ocorre devido ao esforço visual causado por dois fatores principais: uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como celular e computador, e uso de óculos de grau desatualizado. Ambos forçam os olhos a focalizar, o que gera contrações do músculo ocular e, consequentemente, estresse.
Dormir menos de 6 horas por dia pode até cegar! Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, esse hábito aumenta as chances de surgirem alterações nos vasos da retina, o que pode provocar até mesmo a perda irreversível da visão.
A falta de sono também está relacionada a outros problemas, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, além do comprometimento do sistema imunológico, todos relacionados à degeneração dos vasos sanguíneos da retina.
Quem consome sal, açúcar, produtos industrializados e gordura em excesso tem mais chance de desenvolver doenças como hipertensão e diabetes, as quais, por sua vez, favorecem o aparecimento de problemas oculares graves.
O segredo para a saúde ocular é ingerir uma dieta balanceada e rica em vitamina A, C e E, além de nutrientes como ômega-3, zinco, betacaroteno e luteína, que previnem a degeneração macular e ajudam a proteger a córnea.
Um erro muito comum que as pessoas cometem é imaginar que a visita ao oftalmologista só deva ser feita quando surgir um problema visual. Muito pelo contrário! Check-ups anuais desde a infância são fundamentais para a detecção de doenças que surgem de forma silenciosa e que, quando descobertas precocemente, podem ser tratadas com maior facilidade.
Quer mais dicas para manter sua saúde ocular em dia? Visite nosso blog ou entre em contato conosco pelo WhatsApp em caso de dúvidas.