Para quem usa e reconhece a praticidade, as lentes são objetos essenciais no dia a dia, não só para garantir uma boa visão, como para um bem-estar estético. Vendo sua importância, o desejo é que elas se conservem pelo maior tempo possível, no entanto como saber quando é hora de trocar as lentes de contato?
Mas, para nossa saúde, precisamos descartá-las no momento correto. Por isso, trouxemos este artigo com quatro sinais de que está na hora de trocar suas lentes de contato. Fique por dentro do assunto agora.
2. Irritação e desconforto na vista
3. Formato das lentes de contato alterado
Primeiramente, devemos ter em mente que existem diversos tipos de lente, como por exemplo:
Sendo assim, cada um desses modelos terá seu próprio prazo de validade definido. Quando produzidas, as lentes passam por diversos testes e estudos que visam estabelecer o período pela qual podem ser usadas sem prejudicar o consumidor e perder sua qualidade.
Quando chega o fim de sua validade, as lentes não podem mais ser utilizadas, pois seu funcionamento pode estar comprometido, mesmo que você não perceba no começo. Caso persista com o uso, essa atitude pode prejudicar sua visão após um longo prazo.
Por isso, siga à risca a recomendação dos produtores e descarte suas lentes assim que elas atingirem o prazo de validade.
Aproveite para eliminar 7 dúvidas frequentes sobre lentes de contato.
As lentes de contato são feitas para que seu uso seja o mais confortável possível. Logo, quando surge um incômodo ao usá-las, precisamos estar atentos, pois tal sensação não é normal.
Se sente como se tivesse areia nos olhos, ou eles ficam avermelhados, você deve limpar as suas lentes conforme as instruções fornecidas pelo fabricante , garantindo assim que poeira e sujeira na superfície sejam removidas.
Também verifique qualquer avaria no objeto, como a presença de arranhões, pois estas podem comprometer a sua qualidade.
Conforme as lentes são usadas, se não foram manuseadas da maneira correta ou se não tiverem um formato adequado ao da córnea do consumidor, podem causar problemas que tornem o seu descarte necessário.
Um desses problemas é que lentes dobradas facilitam a entrada de bactérias nos olhos , facilitando a ocorrência de uma infecção, pondo assim a nossa saúde em risco.
Além da ocorrência de infecções se tornar mais fácil, adiciona-se o fato de que a córnea do usuário pode ser prejudicada.
Com o passar do tempo, se você notar que ao usar suas lentes sua visão não está tão clara quanto antes, este talvez seja um sinal de que você deve trocá-las.
Uma visão embaçada pode ser o sinal de presença de bactérias em suas lentes. Para garantir que elas não estão danificadas, as higienize e as utilize novamente. Caso o problema persista, chegou a hora de trocar suas lentes.
Quer saber mais sobre lentes e outros assuntos relacionados à saúde dos olhos? Então, acesse o nosso blog, temos diversos artigos publicados. E também visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembrando que entregamos em domicílio, veja como adquirir.