As alergias oculares são ameaças à saúde dos olhos e podem prejudicar a visão, que é um dos sentidos mas importantes da espécie humana.
Isso porque os olhos são órgãos de grande complexidade, estando relacionados com diversas outras funções do desenvolvimento humano.
Pela sua localidade e as demais características, o sistema ocular pode ser considerado uma área bastante sensível. Ele está suscetível a diferentes tipos de doenças, capazes de causar dores, desconfortos e prejudicar a visão.
Nesse contexto, a atenção com possíveis alergias oculares é importante, já que os olhos ou as áreas próximas da visão podem apresentar reações alérgicas inesperadas, que se originam devido à ação do sistema imunológico à substâncias diversas.
1. Principais causas e sintomas
3. Seus olhos merecem todo o cuidado
São vários os fatores que podem desencadear uma reação alérgica na área dos olhos e eles variam conforme o funcionamento do organismo de cada indivíduo. No entanto, há algumas situações que podem ser consideradas as facilitadoras para a origem das alergias oculares.
Aproveite para saber o que pode significar ter os olhos vermelhos.
Poeira, alimentos, determinados tipos de maquiagem, perfumes, fumaças, pólen, cheiro de tinta, contato com ácaros, mofo, pelo de cachorro, gato ou qualquer outro animal. Tais substâncias são denominadas alérgenos. Estamos falando de fatores que normalmente causam alergias oculares na maior parte dos casos.
Ao se instalar, as reações alérgicas passam a originar diversos sintomas, alguns deles são:
Além de fazer com que os olhos lacrimejem, os sintomas também se estendem para outras áreas próximas, como o nariz, por exemplo. Ele pode ficar congestionado, com coriza e ocasionar espirros. São sintomas que se assemelham bastante com a conjuntivite.
Antes de tudo, é preciso salientar que quem tem asma, rinite, sinusite ou doenças relacionadas, em consequência, apresenta maiores chances de desenvolver as alergias oculares.
Sendo assim, alguns pontos dos tratamentos se assemelham às medidas de prevenção às alergias, como manter distância dos possíveis alérgenos.
Diante de uma reação alérgica nos olhos, é preciso procurar auxílio de um profissional, de preferência um oftalmologista e alergologista, para que o tratamento seja completo.
São estes profissionais que podem indicar os medicamentos com segurança, como por exemplo, os diferentes tipos de colírio para aliviar os sintomas e tratar o problema, como os lubrificantes, os anti-histamínicos, os de dupla ação, os com corticoides e cortisona.
Há também a possibilidade de tomar vacinas antialérgicas, que atuam no organismo de forma a criar e estimular a imunidade da pessoa em relação às alergias.
Cuidar dos nossos olhos nunca é demais. E quando há algum problema que os afeta, redobre a atenção.
Por isso, além de realizar os tratamentos necessários e consultar profissionais periodicamente, escolha sempre itens de qualidade, seja em lentes de contato ou óculos de sol, além de fazer a higienização adequada desses acessórios com produtos específicos.
E quando se trata de produtos de ótima procedência a Home Lentes se destaca. Portanto, confira mais informações em nosso blog. E visite a nossa loja virtual verificar as lentes de contato disponíveis, lembrando que entregamos em domicílio: veja como adquirir.