As lentes de contato podem ser uma excelente opção para aqueles que não conseguem fazer uso de óculos em tempo integral ou preferem utilizar em algumas situações do dia a dia. No entanto, após o uso, qual a forma de descarte das lentes de contato?
Atualmente, o descarte de resíduos é um tema em destaque, pois existe uma preocupação sobre como descartar alguns produtos plásticos sem que estes acabem impactando o equilíbrio ambiental.
Pensando nisso, vamos comentar neste artigo quais seriam as formas mais adequadas para descartar as lentes de contato, além de falar sobre algumas curiosidades a respeito da reciclagem desse material. Veja a seguir.
1. Como descartar lentes de contato
2. Como funciona a reciclagem de lentes de contato
Uma vez que, descartadas no lixo reciclável comum, as lentes de contato podem acabar indo parar em locais pouco apropriados, prejudicando o meio ambiente. Isso é pior por serem muito pequenas, o que dificulta que sejam recolhidas e recicladas por centrais especializadas.
Apesar de serem constituídas de um material reciclável, suas composições contém diferentes tipos de plásticos que dificultam o processo de reciclagem, pois cada componente exige um procedimento diferente para serem recicladas.
Aproveite para conhecer 4 sinais que está na hora de trocar as lentes de contato.
Outro ponto é o descarte pelo ralo ou vaso sanitário, sendo essa uma opção ainda mais agressiva e problemática, pois liberam seus microplásticos nos mares afetando a população marinha.
No caso do Brasil, a alternativa é realizar o descarte em lixo comum, ou seja, nem no material reciclável, nem nos resíduos de compostagem. Assim, as lentes seguem para um aterro sanitário, em vez de acabarem nos mares e oceanos.
Ainda que seja mais difícil concluir esse processo, existem algumas poucas empresas que tentam trabalhar com esse serviço.
Um dos países que apresentam essa alternativa são os Estados Unidos, que desenvolveram um programa de reciclagem com apoio de fabricantes de lentes e parceria com a empresa TerraCycle, que lida com resíduos difíceis de serem reciclados.
Por lá, foram distribuídas lixeiras específicas para lentes de contato em diferentes clínicas de oftalmologia que estariam aptas a receber esses componentes. Após sua chegada nos centros de reciclagem, estas são limpas e separadas.
Em seguida, as lentes são derretidas e retornam como plástico que poderá ser alterado para a produção de outros produtos.
Assim, para atrair mais adeptos e como forma de agradecimento aos integrantes do programa, este tem uma proposta de até certa quantidade de resíduos enviada, será doado 1 dólar para a instituição Optometry Giving Sight.
Atualmente, com essa iniciativa já foi possível reciclar mais de um milhão de lentes de contato.
Acesse outras informações semelhantes em nosso blog agora mesmo. E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.