A catarata é uma condição que afeta o cristalino, tornando a visão embaçada, por isso, a lente para catarata é a recomendação de tratamento. Afinal, uma vez que isso acontece, existe uma perda progressiva de visão percebida pelo paciente, porém, sem dores.
Nesse quadro surge a demanda de colocação de uma lente específica, implantada por meio de uma cirurgia. Dessa forma é possível que a visão seja corrigida, seja de perto, distância intermediária ou de longe. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
1. Como é a lente para catarata?
3. Lentes importadas ou nacionais?
4. Monofocais, Multifocais, Trifocais ou Tóricas?
A lente intraocular artificial é o modelo usado na cirurgia de catarata, ela vem em forma de implante para substituir o cristalino após a sua retirada. Ainda que ela não consiga suprir toda a demanda de refração do cristalino, porque apenas simula seu papel, proporciona uma considerável melhora na visão do paciente.
Aproveite para saber o que é catarata e como tratar.
O material é macio, feito de forma a ser biocompatível e sintético. O seu nível de correção será obtido de acordo com as necessidades do próprio paciente, cálculos que podem, inclusive, variar de olho para olho do mesmo indivíduo. Por isso a sua implantação é após avaliação médica das demandas do paciente.
Há vários fatores que influenciam nas diferenças entre os tipos de lentes, são eles: marca, profissional que fará aplicação, se é nacional ou importada, ou ainda, se são monofocais, multifocais ou trifocais. São aspectos que fazem diferença no valor do procedimento e da lente de maneira geral.
Conheça também as diferenças entre os tipos de lentes monofocal, bifocal e multifocal.
A substituição do cristalino também traz a alteração no foco, que pode surgir de acordo com o tipo de lente intraocular escolhida. Nesse caso, uma questão que faz diferença é se essa lente é nacional ou importada. Isso porque as importadas possuem melhor desempenho no grau de correção para miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Por outro lado, as nacionais podem não dar conta de corrigir totalmente o grau do paciente em algum desses contextos. Além de ser preciso dar ponto durante a cirurgia, o que não é necessário no caso das lentes intraoculares importadas, que citamos antes.
As lentes monofocais são aquelas de foco único, em outras palavras, apenas funcionam para corrigir a visão de longe. Já as multifocais funcionam tanto para longe quanto para perto. As trifocais são aquelas com maior conforto visual, porque trazem foco para perto, visão intermediária e para longe.
Por fim, a tórica é destinada para correção dos pacientes com astigmatismo. Essas lentes ajudam a tratar os problemas de refração e em alguns casos até eliminam a necessidade de usar óculos. É fundamental realizar um bom tratamento, entendendo junto ao médico qual a melhor opção para o seu caso.
A lente para catarata é um modelo moderno e que traz conforto para o paciente. Pensando nas possibilidades que ela traz, é importante entender o dia a dia desse indivíduo, bem como as demandas que ele tem em sua visão. Apenas dessa forma conseguimos verificar qual a lente que de fato será a melhor.
Acesse outras informações semelhantes em nosso blog agora mesmo. E visite a nossa loja virtual para conhecer todas as lentes de contato disponíveis. Lembre-se que entregamos em domicílio, veja como adquirir.