Quando o assunto é lentes de contato diversas dúvidas acabam surgindo em relação a sua higienização e, sobretudo, se existe perigo de deixá-las nos olhos por um longo período.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba por que você não deve dormir com suas lentes de contato.
Podemos citar diversos fatores que podem ser desencadeados quando acabamos dormindo com as lentes nos olhos. Confira abaixo quais são:
Em geral, quando estamos de olhos abertos durante o dia as nossas córneas acabam recebendo oxigênio através de trocas gasosas que acontecem diretamente no ar. Sendo assim, durante o ato de piscar elas são lubrificadas.
Contudo, quando os olhos permanecem fechados durante o sono esse processo não ocorre – e para que a lubrificação continue acontecendo o corpo produz um líquido chamado humor aquoso.
Sabendo disso, podemos imaginar que com a utilização da lente de contato, o processo fica diferente. O simples ato de piscar faz com que a lente tenha um deslocamento mínimo, que é o suficiente para que a lágrima realize a oxigenação da córnea.
Entretanto, quando dormimos com as lentes de contato instaladas nos olhos, essa lubrificação não ocorre, contribuindo para a redução com a hipóxia em sua superfície.
A falta de lubrificação e oxigenação adequada nos olhos também promove inflamações, como é o caso da ceratite. Sendo bastante conhecida pelos oftalmologistas, esse tipo de inflamação não decorre exclusivamente do uso de lentes de contato, mas a probabilidade de adquiri-la é muito maior quando os usuários de lentes se esquecem de tirá-las à noite. Com isso, acabam adquirindo sintomas como:
• Incômodo (sensação de corpo estranho);
• Olhos excessivamente vermelhos;
• Desconforto com a claridade;
• Visão turva;
• Lacrimejamento;
• Dores locais.
Quando a ceratite não é tratada da forma correta, pode abrir caminhos para outros tipos de infecções, como a presença de fungos e bactérias que se instalam nos tecidos. Nesses casos, é preciso consultar o médico para ter acesso ao tratamento específico em cada caso.
O uso prolongado de lentes de contato nos olhos, especialmente durante o sono, pode causar uma infecção comum, que é a ceratite bacteriana. Apesar de séria, esse tipo de infecção tem o seu tratamento específico, e o portador pode ser curado.
Contudo, ao ser diagnosticado com ceratite bacteriana, é preciso procurar imediatamente o oftalmologista, já que a falta de tratamento pode agravar e fazer com que a infecção perfure a córnea.
Além disso, também existe outra possibilidade de infecção pelo uso contínuo de lentes durante o sono. Cientificamente conhecida como Acanthamoeba Keratitis, é o nome dado a uma ameba que consegue se propagar para outras regiões dos olhos, oferecendo graves riscos à capacidade visual.
Não menos importante do que evitar dormir com as lentes de contato nos olhos, é saber higienizá-las da forma correta e evitar que outros tipos de infecções possam ocorrer. Para isso, confira as dicas abaixo:
Antes de realizar qualquer contato com a lente, busque sempre lavar as suas mãos. Nesses casos, opte por sabonetes sem cheiro e que possuam uma excelente ação bacteriana. Seque bem as mãos ao final e certifique-se que a toalha ou outro material utilizado na secagem não tenha deixado fiapos.
Após colocar a lente na ponta do seu dedo, verifique se a sua posição está da maneira correta. Após isso, faça a limpeza com a solução indicada para suas lentes.
O mais recomendado é que você coloque a lente no seu indicador da mão que você costuma ter mais coordenação motora. Com isso, segure a pálpebra com os outros dedos, evitando que os mesmos toquem o seu olho. Após instalar a lente no globo ocular, solte a pálpebra e feche os olhos por alguns segundos, até a lente se firmar e o seu olho adaptar. Confira também nosso artigo Como Colocar Lente de Contato Gelatinosa.
Gostou desse artigo? Agora que você já conhece os perigos de utilizar a lente de contato à noite e sabe como higienizá-la da maneira certa, que tal conhecer os nossos produtos? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça a nossa linha.